A BorgWarner foi selecionada por um líder global em tecnologia de energia para fornecer baterias para uma série de ônibus elétricos. A BorgWarner fornecerá um par de pacotes padronizados de ultra alta energia e um sistema de gerenciamento de bateria que a empresa integrará em seu pacote de eletrificação para cada veículo. O pacote será vendido para um fabricante de ônibus elétrico na Geórgia, nos Estados Unidos
“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com nosso cliente de powertrain elétrico enquanto continuamos a cultivar e aumentar nosso relacionamento como parceiros focados no futuro da eletrificação”, disse Volker Weng, vice-presidente e gerente geral da BorgWarner Drivetrain and Battery Systems. “Esta nova conquista de negócios com nossa tecnologia de bateria amplia nosso alcance na indústria e oferece uma opção mais eficiente para o transporte escolar.”
Segundo a fabricante, as baterias são seguras e confiáveis, contendo recursos de segurança de última geração, incluindo proteção contra sobrecarga de corrente, resistência à propagação passiva no nível da célula e desconexão elétrica nas conexões individuais dos cabos das células que atendem aos rígidos padrões de segurança de baterias de veículos elétricos da indústria. Além disso, os pacotes de 98 kWh oferecem resfriamento ativo e fornecem densidade de energia líder do setor de 274 Wh/litro e 177 Wh/quilograma.
A produção das baterias começou em março deste ano. “Os pacotes de baterias que serão fornecidos pela unidade da BorgWarner nos Estados Unidos são da mesma família de produtos produzidos no Brasil, na nossa planta em Piracicaba (SP). São packs de baterias de 98 kWh com resfriamento líquido ativo e fornecem densidade de energia líder do setor de 177 Wh/kg”, comenta Marcelo Rezende, diretor para sistemas de baterias da BorgWarner no Brasil.