Iveco Bus apresenta ônibus rural homologado de fábrica na Agrishow

Com maior altura do solo, suspensão fora de estrada e melhor potência da categoria, 15-210 Bus Rural Euro 6 foi criado para o campo

A Iveco Bus apresenta na Agrishow 2023 o ônibus rural homologado de fábrica, provendo mais uma solução para o trabalho no campo. Com maior altura do solo e suspensão preparada para trajetos fora de estrada, o Bus Rural é montado sobre o chassi 15-210, modelo já conhecido no mercado, agora com a tecnologia pós-tratamento Euro 6. Segundo a Iveco, o produto permite às empresas de ônibus, locação, fazendeiros e indústrias rurais maximizar seus resultados com melhores TCO (custo total de propriedade).

A configuração da Iveco Bus entrega ao cliente o ônibus pronto para aplicação em atividades rurais, sem necessidade de adaptações. O modelo com peso bruto total de 15 toneladas é equipado com itens internos como bebedouro, pia, geladeira, mesas para refeição e banheiro, além de maca fixa e armário de medicamentos para suporte médico. 

Externamente, o Bus Rural vem interligado a um gerador de energia, para energização de equipamentos de apoio ao veículo, além de toldo, mesas e cadeiras dobráveis, que podem ser utilizados pelos trabalhadores em intervalos de descanso e refeições. 

Suas dimensões compactas, de 8,78 m de comprimento e 2,50 m de largura, tornam o ônibus mais ágil e fácil de manobrar em espaços restritos, como grandes plantações e florestas. O projeto do 15-210 Bus Rural foi desenvolvido em parceria com a Revo, empresa especializada em transformação veicular na América Latina.

“Nosso desenvolvimento integrado resultou em um veículo apto para as exigências de diferentes tipos de culturas e especificidades do setor. E o melhor: com as mesmas exigências, a qualidade e a eficiência de um Iveco Bus”, aponta Fernando Quadrelli, coordenador de marketing produto da Iveco Bus.

Segundo a fabricante, a máxima performance, alta tecnologia e eficiência são características marcantes do chassi 15-210. Com assinatura de engenharia brasileira, o chassi Iveco Bus vem com motor FPT N45 Euro VI, de 4,5 litros e 206 cavalos de potência, a maior da categoria. O torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, e a transmissão é a Eaton FSB 5406, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com a operação rural. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O posicionamento da alavanca próximo ao habitáculo do motorista privilegia a ergonomia.

O modelo vem com pneus mistos, que facilita o desempenho na terra e também no asfalto. Além disso, conta com eixo traseiro com bloqueio de diferencial automático, para facilitar a transposição de atoleiros e trajetos de difícil acesso no campo. O balanço dianteiro curto permite o acesso a terrenos acidentados.

Além do 15-210, a Iveco também oferece o chassi 10-190 R para o segmento rural. O modelo com PBT de 10,5 toneladas vem com o motor N45 na configuração de 190 cavalos de potência e torque de 610 Nm, com caraterísticas similares ao chassi apresentado na Agrishow 2023, que o tornam outra excelente opção para o transporte de passageiros rural.

“Com a apresentação do 15-210 Bus Rural, ampliamos ainda mais o nosso portfólio de produtos nos antecipando às demandas do mercado. Cada vez mais o agronegócio brasileiro exige especialização e melhor produtividade. Nosso ônibus preparado de fábrica chega para completar o line-up da Iveco voltado ao agronegócio”, afirma Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para América Latina.

Veja também