A quantidade de ônibus em circulação nas cidades brasileiras atingiu 387.096 veículos em 2022, com aumento de 0,4% em relação a 2021, de acordo com o o relatório da frota circulante divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A entidade destaca que, desde 2015, a frota de ônibus tem sido modesta, embora governos municipais exijam a substituição dos veículos em intervalos de tempo pré-determinados em contrato.
Entre 2015 e 2022, o conjunto de ônibus em circulação apresentou variações anuais negativas em diversos anos (-0,6% em 2016, -0,8% em 2017, -0,5% em 2020 e -0,9% em 2021). Foi observado crescimento em 2015 (0,6%), 2019 (1,2%) e, recentemente, em 2022 (0,4%). No período de 2015 a 2022, a produção de ônibus totalizou 186,1 mil unidades, acompanhada por 153,6 mil emplacamentos e 56,1 mil veículos exportados.
Fortemente afetado pela pandemia em 2020 e 2021, o transporte público nas grandes cidades assistiu ao encolhimento dos usuários, o que prejudicou a dinâmica desse mercado. Do total de veículos em circulação, 20,9% apresentava idade média ao redor de cinco anos, enquanto 56,2% se situava entre seis e 15 anos de uso. Outros 22,9% dessa frota gozavam de uso superior a 16 anos. O programa do governo federal Caminhos da Escola tem sido importante aliado para produção e descentralização desses veículos, segundo o Sindipeças.
O levantamento revela que mais de 200 mil ônibus apresentavam idade média acima de dez anos (55,1% do total) em 2022. Por sua vez, 127,9 mil veículos estavam no intervalo entre quatro e dez anos (33% do total) e outras 45,9 mil unidades com idades iguais ou inferiores a três anos. Esse extrato representou 11,9% do total dessa frota no ano passado.
Frota em geral –
Incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, a frota de veículos que circulam pelas estradas brasileiras apresentou crescimento de 0,6% em 2022 na comparação com o ano anterior, totalizando 46,9 milhões de unidades.
A maior quantidade de veículos rodando pelo país no ano passado foi de automóveis com 38,3 milhões, um pequeno avanço de 0,3% em relação a 2021. O número de comerciais leves cresceu 2,5% em 2022, atingindo 5,9 milhões de veículos e o de caminhões avançou 2,5%, totalizando 2,16 milhões.
Segundo o Sindipeças, a frota brasileira prosseguiu em seu processo de envelhecimento. A idade média atingiu dez anos e sete meses em 2022. No período entre 2010 e 2022, o envelhecimento da frota em circulação elevou-se em quase dois anos. As possibilidades de reversão desse fenômeno dependem da intensidade do crescimento das vendas de veículos novos em relação a taxa de sucateamento da frota existente e de políticas públicas que exijam a retirada de circulação de veículos mais antigos.
O Sindipeças destaca que as discussões e os entendimentos feitos pelo governo federal, entidades setoriais, transportadores de carga e sindicatos de trabalhadores visando a estruturar o Programa Renovar, que define numa primeira fase a reciclagem de caminhões, ônibus e implementos rodoviários, representou importante iniciativa para avançar na modernização e redução da idade média dos veículos no país.
Do total dos veículos em circulação em 2022, 23,8% apresentava idade média de até cinco anos, compreendendo cerca de 11,1 milhões de veículos. Os modelos com mais de dez anos alcançaram 23,1 milhões em 2022, 49,3% do total da frota circulante. Mais 17,4 milhões veículos encontravam-se com idade média entre quatro e dez anos (37,1%) e apenas 6,3 milhões representavam veículos novos ou seminovos (13,6% do total).