Mercedes-Benz lança campanha Coletivo de Respeito

A ação conta com vários parceiros e busca sensibilizar a sociedade para reduzir os abusos enfrentados pelas mulheres diariamente no transporte coletivo, principalmente nos ônibus

Sonia Moraes

A Mercedes-Benz do Brasil lança a campanha “Coletivo de Respeito” que visa combater o assédio das mulheres em ônibus. A ação conta com vários parceiros e busca sensibilizar a sociedade para reduzir os abusos enfrentados pelas mulheres diariamente no transporte coletivo, principalmente nos ônibus.

“A campanha terá início com foco no transporte urbano, mas a ideia é expandir para outros segmentos do transporte coletivo. Vamos dar início ao projeto por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, disse Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz.

Barbosa destacou que entre os motoristas que há hoje no transporte por ônibus, tanto no segmento urbano quanto no rodoviário, 10% são mulheres. “Isso mostra que há grande oportunidade de inclusão feminina nesta atividade.”

Para facilitar o acesso das mulheres a esse movimento, as empresas de ônibus de transporte urbano e rodoviário que apoiam o movimento vão estampar em seus veículos adesivos questionando a importunação sexual e um QR Code para que a vítima de abuso possa fazer a denúncia.

O QR Code encaminha a pessoa para um canal exclusivo de denúncia e acolhimento que será coordenado pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher e presta atendimento online nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. “Essa é a missão de todos nós por um coletivo de respeito”, disse Barbosa.

As “Justiceiras” contam com aproximadamente 15 mil mulheres voluntárias cadastradas e desde 2020 já atenderam mais de 13,5 mil vítimas. “É um passo importante de uma empresa como a Mercedes-Benz ajudar no combate à violência contra a mulher”, disse Gabriela Manssur, advogada especialista em direitos das mulheres e promotora de Justiça, fundadora do Instituto Justiça de Saia e com experiência de mais de 20 anos na área.

A advogada destacou que o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo com maior índice de violência contra a mulher. “E essa violência vem aumentando, principalmente na cidade de São Paulo”, alertou.

Prevenção –

Segundo a promotora, no ano passado 22 milhões de mulheres foram vítimas de violência no Brasil. “Isso custa R$ 6 mil por mês para o Estado para cada mulher, o que representa R$ 72 mil por ano. É um investimento que é deixado de aplicar por ano na educação, na saúde e na segurança para atender a mulher em situação de violência. Temos que trazer essas notificações ao conhecimento das autoridades para trazer melhoria nos serviços, mais prevenção, mais punição e mais conscientização.“

Kathrin Pfeffer, vice-presidente de finanças & controlling da Mercedes-Benz para o Brasil e a América Latina, revelou, com base no levantamento realizado pelo Projeto Justiceiras, que 97% das mulheres já sofreram assédio no transporte público e a cada sete segundos uma mulher sofre violência física no Brasil. E nenhuma dessas vítimas fazem a denúncia. “Queremos ajudar a resolver problemas da sociedade por meio da força da marca Mercedes-Benz, em total alinhamento com os princípios ESG da nossa companhia.”

O Coletivo de Respeito conta a contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, a DEG destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu todo apoio ao processo de condução e aprovação do projeto, bem como à interface e governança do tema externamente junto a autoridades governamentais e outras empresas.

A Mercedes-Benz do Brasil contribuirá com o equivalente a R$ 1,4 milhão, sem envolvimento de valor monetário, mas com a coordenação, contratação, governança, recursos internos de marketing e outras atividades. Estão previstas também doações de cerca de R$ 300 mil de parceiros, entre eles: Assobens (Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz), Basf, Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), Mirow, NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Rödl & Partner e T-Systems.

A campanha estará disponível nas mídias digitais do Brasil (Instagran, Facebook, Messenger e App de Mobilidade), nos ônibus de São Paulo, no metrô (linha azul, verde e amarela), nos trens da CPTM e no terminal Tietê. Na estação BRT do Rio de Janeiro e na estação Move de Belo Horizonte.

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