Márcia Pinna Raspanti
A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas que atuam no transporte de passageiros por ônibus. A Turis Silva, empresa especializada em fretamento de Porto Alegre (RS), desenvolveu seus próprios aplicativos para o segmento de fretamento contínuo. Em cerca de dois anos de uso, a companhia colhe os bons resultados do pioneirismo.
Atualmente, 25 empresas são clientes da Turis Silva no transporte de funcionários e 17 delas têm acesso aos aplicativos. A companhia tem conversado com outros clientes que já manifestaram interesse em usar os app. “Mais de dois mil passageiros e cerca de 280 ônibus são beneficiados com essas soluções. O resultado é muito bom, e conquistamos novos clientes graças a essa inovação. É ótimo para o usuário, para o motorista e para o gestor”, conta Jaime José da Silva, proprietário da companhia.
O aplicativo Turis Silva para o motorista foi criado para possibilitar o controle da ocupação dos veículos, com a relação de usuários, o local e o horário do embarque. Além do controle de acesso, o aplicativo ainda possibilita ao motorista visualizar o itinerário de sua rota por meio de um mapa interativo. “Com o aplicativo, é possível gerar relatórios sobre ocupação do veículo e frequência dos passageiros para o cliente de fretamento. Os relatórios podem ser mensais, semanais ou anuais, de acordo com a necessidade do cliente”, comenta Maicon da Silva Gouterres, supervisor de logística da Turis Silva.
Já o aplicativo para o passageiro permite ao usuário acompanhar a localização do veículo de sua rota em tempo real, solicitar transportes eventuais em outras linhas e verificar o itinerário de outras rotas. Pelo check-in, o passageiro pode confirmar o embarque e indicar o assento que irá utilizar. “Além de evitar que o usuário espere mais que o necessário pelo transporte, o aplicativo permite que sejam acessadas outras rotas e que o passageiro pegue uma ‘carona’ em outro veículo, caso seja necessário”, informa Gouterres.
O supervisor da Turis Silva explica que os aplicativos (do motorista e do usuário) são integrados. A companhia também disponibiliza uma série de canais de comunicação e de atendimento para os clientes e usuários.