A Iveco Bus entregou dois ônibus 17-280 para o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Feira de Santana, maior cidade do interior baiano. Os veículos foram adquiridos pela empresa Rosa. Os modelos Iveco Bus circularão em caráter experimental a Linha BRT 2, no corredor das avenidas João Durval e Ayrton Iguatemi. Com a chegada dos novos ônibus, a frota do BRT de Feira de Santana passa a ser composta por dez veículos.
Produzido no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o chassi de 17 toneladas tem potência de 280 cavalos e torque de 950 Nm, além de ser equipado com o motor FPT N67, da Série NEF da FPT Industrial. “Optamos pelo chassi Iveco Bus devido à confiabilidade na tecnologia, que atende às exigências de nossas operações de transporte urbano”, afirma Rodrigo Rosa, diretor da empresa Rosa.
Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, poltronas estofadas, GPS, painéis com itinerários eletrônicos e saídas de emergência nas janelas. A configuração para o BRT conta com duas portas na lateral esquerda, alinhadas de acordo com as plataformas do sistema, e três do lado direito, alinhadas ao nível da rua.
Wellington Monte, gerente comercial da Iveco Bus, destaca o crescimento da marca nas operações de transporte urbano. Além de Feira de Santana, a Rosa também utiliza ônibus da marca no interior do estado de São Paulo. No total, são 27 veículos da marca na frota da empresa. “Temos um produto robusto e versátil, com o melhor custo x benefício do segmento. A parceria com a Rosa, cliente referência, é fundamental, posicionando a Iveco Bus com destaque agora também no BRT de Feira de Santana”, afirma Monte.
Os veículos foram comercializados pela concessionária Iveco Mercalf, com participação do Iveco Capital e do Iveco Consórcio.