A Volvo já recebeu a encomenda de 147 ônibus da nova geração de rodoviários, que foi apresentada na última LatBus. “Estamos muito otimistas com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes. O mercado de ônibus rodoviários vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 reforçam ainda mais nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
A família de chassis é composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, sendo este o mais potente ônibus do Brasil. Tem versões 4×2, 6×2 e 8×2 para todos os modelos. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.
“O segmento de chassis rodoviários vem se recompondo desde a pandemia. Além do represamento de viagens naquele período, o dólar valorizado aumentou a demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Os novos ônibus Volvo oferecem alta segurança e conforto aos passageiros, com excepcional economia de combustível para os frotistas. É uma combinação perfeita”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo.
Segundo a Volvo, a boa receptividade dos novos chassis ocorre por conta dos aprimoramentos realizados pela marca, como os motores de 13 litros e a nova geração da caixa de câmbio I-Shift, os mesmos que equipam o consagrado caminhão Volvo FH. Juntas, essas e outras novidades reduziram o consumo de combustível em até 9%.
O propulsor tem a tecnologia common rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os chassis também são dotados da aceleração inteligente Volvo, um sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. A transmissão I-Shift de 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.
A engenharia da Volvo separou o radiador de água do Intercooler, uma mudança que garantiu menor perda térmica. “Este desenho criativo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, proporcionando maior vida útil do óleo, com um intervalo de troca de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.
Outro avanço é o novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos.
Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.
Segurança –
Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, a nova geração evoluiu também na segurança. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.
A marca manteve também os dispositivos do Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa, sinal de alerta no para-brisa, piloto automático adaptativo e assento vibratório. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.