Segundo levantamento do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp), os meses de janeiro e fevereiro de 2023 registraram crescimento no número de passageiros transportados pelas empresas regulares associadas nas rodovias do estado, com aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma base de comparação de 2019, época pré-pandemia, foi atingido quase 100% do volume.
De acordo com Antonio Laskos, diretor executivo do Setpesp, a preferência por destinos mais próximos, embarque e desembarque em terminais rodoviários nos centros das cidades, e a comodidade na viagem de ônibus contribuíram para o aumento da demanda. “Passagens a preços mais acessíveis, facilidade na compra – seja na rodoviária ou em plataformas de vendas on-line -, extensa grade de horários e o transporte gratuito de bagagens são fatores que contribuem na decisão do viajante em optar pelo ônibus. Além disso, os ônibus, que hoje são de última geração, possuem Wi-Fi a bordo, conectores USB individuais e poltronas que reclinam 180 graus, o que torna a viagem muito mais confortável”, afirma.
Durante o período do Carnaval deste ano, especificamente, o aumento de passageiros foi de 22% em relação a 2022, superando as expectativas. Circularam pelos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda mais de 680 mil passageiros com destino a cidades turísticas do interior com parques temáticos, Vale do Paraíba, Região Serrana e litoral paulista.
“A capilaridade no transporte terrestre paulista é enorme. Muitas regiões têm alta procura, desde viagens curtas de 100 km a partir da capital, como Campinas, por exemplo, até viagens mais longas, acima de 500 km para o interior do estado. Em função da ótima malha rodoviária e as boas condições das estradas, as viagens rodoviárias são extremamente seguras e confortáveis nas empresas regulares”, comenta Laskos.
Perfil do viajante–
Nas 55 empresas associadas ao Setpesp, que também participam do movimento Busão Legal, notou-se aumento expressivo de passageiros em viagens a trabalho, principalmente do interior à capital, possivelmente resultado do modelo híbrido de jornada profissional nas empresas. Outro público frequente são famílias que costumam ir a cidades com parques temáticos. Também há jovens ou aqueles que vão a festivais de música que querem continuar conectados a bordo. “Bons exemplos são o Lollapalooza, que acontecerá no final de março, e o The Town, marcado para setembro, que devem trazer milhares de pessoas de outras cidades paulistas às rodoviárias da capital”, estima o diretor executivo.