A CPTM informa que o Expresso Turístico apresentará diversas mudanças ao longo do ano no intuito de melhorar e ampliar a prestação do serviço. A partir do primeiro fim de semana de março, entra em circulação um novo vagão que vai possibilitar a oferta de mais 88 assentos nas viagens para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes.
O novo veículo incorporado à frota do serviço turístico da companhia foi adquirido e totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do carro. “Com essa nova conquista, estamos animados para fazer, ainda mais, parte da programação cultural e turística das cidades”, diz Natalia Melo, gerente de novos negócios da CPTM. “Nossa proposta é oferecer aos nossos passageiros experiências únicas e é por isso que criamos uma unidade de negócios dedicada ao Expresso Turístico. A visão comercial trará atividades diferenciadas nas viagens, aliando ao serviço várias oportunidades para empresas e marcas”, explica.
Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM ressalta a possível incorporação – ainda em 2023 – de um vagão-restaurante, que será restaurado para incrementar uma nova experiência aos passageiros.
Desde 2009, o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz. Ao longo desses 13 anos de operação, o Expresso Turístico tem integrado pontos turísticos ao longo da malha férrea com o objetivo de promover e valorizar a história da ferrovia. Do início da operação até dezembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 174,8 mil passageiros.
Em novembro, iniciaram as vendas e emissão dos ingressos on-line (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla. Dessa maneira, a CPTM consegue fomentar ainda mais as viagens turísticas. “Antigamente, para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir presencialmente no guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns. Com a modernização na compra dos ingressos, os turistas conseguem reservar seus bilhetes com antecedência e, assim, programam melhor sua viagem”, ressalta Luiz Libério, chefe de departamento de novos negócios da CPTM.