Sonia Moraes
A produção de ônibus se manteve estável nas encarroçadoras em janeiro de 2023, com 1.809 ônibus, dois veículos a mais que em dezembro de 2022. Em relação ao primeiro mês de 2022, quando foram produzidos 1.020 veículos, o crescimento foi de 77,4%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Do total de ônibus produzidos em janeiro, a maior quantidade foi de urbanos, com 1.120 unidades, que representaram 61,9% do total e uma expansão de 126,3% sobre as 495 carrocerias feitas no mesmo mês de 2022. Os micro-ônibus tiveram 414 veículos produzidos, o que equivale a 22,89% de tudo o que foi fabricado pelas empresas no mês e a um aumento de 96,3% sobre janeiro do ano passado (211 carrocerias para ônibus).
De rodoviários, foram fabricados 262 veículos em janeiro deste ano, o que representa 14,48% do total e uma retração de 13,8% sobre os 305 veículos fabricados no primeiro mês de 2022. De modelos intermunicipais, saíram da linha de montagem 13 ônibus, que correspondem a 0,72% em todo o setor, enquanto em janeiro de 2022 foram produzidos nove veículos, segundo a Fabus.
Dos 1.809 ônibus produzidos em janeiro deste ano, 633 veículos são da Caio Induscar, 443 da Neobus, 436 da Marcopolo, 168 da Mascarello, 118 da Comil, sete da Carbuss (Busscar) e quatro da Irizar. O mercado interno absorveu 1.607 ônibus produzidos em janeiro de 2023 e para a exportação foram destinados 202 veículos, 49,7% a mais que no primeiro mês de 2022, quando foram exportados 135 ônibus.
Os modelos urbanos tiveram um grande avanço de exportações em janeiro deste ano, com o total de 104 veículos, ante os 13 modelos exportados no mesmo mês de 2022. Os modelos rodoviários apresentaram retração de 114 para 91 ônibus no comparativo anual, e os micro-ônibus recuaram de oito para sete unidades.