A empresa alemã de transportes Ludwigslust-Parchim (VLP), que opera no sudoeste da região de Mecklemburgo, na região do noroeste da Alemanha, recebeu o último lote de 15 veículos que fazem parte da grande encomenda composta por 45 eCitaros da Mercedes-Benz.
A fim de preparar os veículos para que atuem da melhor maneira em sua operação intermunicipal, os bancos são montados sobre plataformas na parte dianteira do veículo e os passageiros podem contar com assentos confortáveis da marca Inter Star Eco com cintos de duas pontas. Além disso, os ônibus também apresentam revestimento das paredes internas em feltro, conectividade wi-fi e entradas USB para dispositivos que tornam o eCitaro ainda mais agradável para os usuários.
Os motoristas, por sua vez, contam com banco aquecido e climatizado, espelho interno com ajuste elétrico e uma divisória que passa por toda a largura da porta da cabine, mantendo-os isolados em relação ao salão de passageiros. O aumento do ângulo de entrada facilita as operações em estradas irregulares e terrenos difíceis.
Esses ônibus eCitaro apresentam vários recursos de segurança, como assistente de proteção lateral (Sideguard Assist), assistente para condução econômica (Eco Driver Feedback), que contribui para que o motorista obtenha um estilo de condução mais moderado, e câmera de ré. Destaque também para o sistema de frenagem de emergência (Preventive Brake Assist), equivalente ao ABA 5 da linha O 500 de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz do Brasil.
Com uma frota de cerca de 200 ônibus, a VLP opera, atualmente, 172 rotas em sua região. Dessa forma, com o volume de veículos adquiridos, aproximadamente um ônibus em cada quatro será substituído por um eCitaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz. Por circularem em áreas com baixa densidade populacional e numerosas vilas, os ônibus da empresa requerem muita autonomia. Com uma capacidade total de 378 kWh e duas posições para tomadas de recarga no lado direito, acima do eixo dianteiro e traseiro, a tecnologia de baterias do eCitaro proporciona uma estrutura sólida e apropriada para atender à demanda.
Além disso, a VLP possui uma organização decentralizada que favorece o uso de ônibus elétricos. São 49 postos de recarga de baterias, que serão estabelecidos em 12 dos 13 locais de operação com 100% dessa eletricidade vindo de fontes de energia renovável. A VLP é a primeira empresa de transportes da Alemanha que iniciou a migração em larga escala de seus ônibus para a eletomobilidade em áreas rurais.
A experiência prática da VLP com a operação dos ônibus elétricos vem correspondendo às expectativas. O eCitaro da Mercedes-Benz tem atingido uma boa autonomia, ultrapassando 300 quilômetros em operações diárias a depender da configuração selecionada. O veículo ainda retorna para a garagem com uma capacidade restante segura de aproximadamente 15%. Isso significa que uma quilometragem de cerca de 50 a 60 mil quilômetros por ano é viável.
A empresa de transportes Ludwigslust-Parchim vem utilizando os serviços da Omniplus On, que monitora a condição de operação dos veículos. O planejamento do uso e gestão da garagem foram desenvolvidos em estreita colaboração com os especialistas da IVU, empresa parceira da Daimler Buses.