O Grupo JCA, que detém empresas como as viações Cometa, 1001 e Catarinense, disponibiliza mais um canal digital de vendas de bilhetes, por meio do WhatsApp. A ferramenta utiliza uma interação totalmente via chatbot e faz parte da estratégia do Grupo JCA para ampliar as formas de atendimento a usuários em ambientes on-line.
“A intenção é ofertar aos nossos usuários e clientes em potencial soluções na palma mão, para que fechem suas viagens com ainda mais comodidade e rapidez. Atualmente, boa parte do nosso relacionamento com passageiros, incluindo atendimento para esclarecer dúvidas, consultas e compras, já são realizados somente via plataformas digitais. A partir da implantação desse novo canal, esperamos ampliar ainda mais esse quantitativo e aumentar nosso índice de vendas online”, conta Leandro Zulião, diretor operacional e comercial do Grupo JCA.
Cada uma das empresas -1001, Cometa e Catarinense – terá seu número próprio número de atendimento. Toda a interação será realizada via chatbot, com respostas direcionadas de acordo com o que for solicitado. A conversa permite ao cliente visualizar as rotas operadas pelas empresas, consultar horários de partida e chegada dos ônibus a partir do dia selecionado, poltronas disponíveis para compra, além de finalizar a reserva da viagem. Neste primeiro momento, as compras podem ser confirmadas por meio de pagamento via PIX e com, no mínimo, dois dias de antecedência.
Segundo o Grupo JCA, novas características podem ser adicionadas à ferramenta com o passar do tempo. “A nossa ideia foi construir uma experiência que resolvesse uma solicitação de ponta a ponta. Ou seja, o cliente consegue fazer uma simples consulta e já pode garantir ali mesmo a passagem. É natural que recebamos outros pedidos dentro dele. Isso irá nos ajudar a entender que novas funcionalidades podemos adicionar ao longo do tempo, mas sem abrir mão da resolutividade dentro do mesmo canal, que é a essência do projeto”, completa Zulião.