Fabio F. Silva, gerente de vendas de vans, da Mercedes-Benz Cars & Vans: “Para 2023, acreditamos em um crescimento de mercado, em relação a 2022, na faixa entre 5% a 10%, isso baseado no potencial que o setor de passageiros tem ainda espaço para se recuperar do período da pandemia e também no mercado de e-commerce com os segmentos de chassi e furgão”

“No primeiro trimestre do próximo ano, teremos as novas linhas 417 e 517 com o motor OM654 que é ainda mais eficiente”, adianta o executivo

Technibus – Como foi o ano de 2022 para a Mercedes-Benz no mercado de comerciais leves?

Fabio F. Silva – Neste ano, tivemos um marco histórico com os 25 anos de Sprinter no Brasil e realizamos ações regionais para clientes, concessionários e jornalistas nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A Mercedes-Benz Vans emplacou 7.810 Sprinter até o fechamento de novembro, com market share de 28,2%. Não trabalhamos com números preliminares, apenas com o mês fechado, por isso estamos considerando os resultados até novembro. Tivemos um aumento substancial de volume e participação de mercado no segmento de chassis (Sprinter Truck), bem como um maior volume de vendas dos modelos Sprinter de passageiros se comparado ao mesmo período de 2021.

Technibus – Especificamente no segmento de passageiros, como foi o ano para a marca?

Fabio F. Silva – A Sprinter segue na liderança invicta no segmento de vans de passageiro com 3.359 unidades vendidas até o fechamento de novembro deste ano e 39,5% de market de share.

Technibus – Quais foram os modelos mais vendidos?

Fabio F. Silva – Considerando os veículos Sprinter, os modelos mais vendidos foram as vans de passageiros, conforme os dados acima, reforçando a nossa liderança nesse segmento. Temos um amplo portfólio de vans que vão de nove até 20 passageiros com diversas aplicações. Oferecemos mais de 40 configurações possíveis de fábrica, o que ressalta ainda mais o nosso comprometimento em atender a todas as necessidades dos clientes. Além disso, temos as opções do furgão vidrado, veículo com acabamento igual ao a da van de passageiros, disponibilizando diversas possibilidades de implementação de acordo com a configuração desejada pelo cliente.

Technibus – A Mercedes-Benz Cars & Vans pretende fazer algum lançamento para os próximos meses?

Fabio F. Silva – No primeiro trimestre do próximo ano, teremos as novas linhas 417 e 517 com o motor OM654 que é ainda mais eficiente. Ele foi lançado na linha Street 315 no início desse ano e em 2023 teremos esse lançamento em todo o portfólio da Sprinter.

Technibus – Quais as expectativas para o ano que se inicia?

Fabio F. Silva – Para 2023, acreditamos em um crescimento de mercado em relação à 2022 na faixa entre 5% a 10%, isso baseado no potencial que o segmento de passageiros tem ainda espaço para se recuperar do período da pandemia e também no mercado de e-commerce com os segmentos de chassi e furgão.

Veja também

Por