Marcopolo tem capacidade para fabricar mais de mil ônibus elétricos já em 2023

Fabricante tem veículos homologados no país e garante que está preparada para atender demanda do Brasil por ônibus elétricos

 A Marcopolo investe na descarbonização e na eletrificação do transporte coletivo urbano no Brasil com o ônibus elétrico Attivi integral e o fornecimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis disponibilizados pelas montadoras. 

A companhia anunciou para o segundo semestre deste ano a fabricação de 30 unidades do Attivi Marcopolo e informa que está pronta para atender às demandas de cidades como a capital paulista, que recentemente, comunicou a proibição da compra de novos ônibus movidos a diesel. Para 2023, já está previsto produção em série deste modelo em quantidades crescentes, conforme demanda.

O veículo desenvolvido pela Marcopolo conta com chassi e carroceria da Marcopolo, e tem mais de 60% dos componentes de origem nacional. O Attivi utiliza o conceito chassi e carroceria (não monobloco), foi testado em Santo André, na Grande São Paulo, em condições reais de operação, e recentemente colocado em operação em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

“Além da nossa versão integral, temos mais de 500 ônibus elétricos em operação no Brasil e exterior, com diferentes parceiros de chassis, como o Attivi articulado, em operação em São José dos Campos (SP), e o Torino, fornecido para cidade de Salvador (BA), ambos em parceria com a BYD. Este último, inclusive já está também homologado pela SPTrans”, comenta Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais MI e marketing da Marcopolo.

Segundo Portolan, a Marcopolo investe ativamente no desenvolvimento de veículos sustentáveis e, durante mais de cinco anos, testou protótipos com diferentes configurações e condições de operação para garantir que o veículo 100% da companhia incorporasse as soluções mais modernas do mundo. Neste cenário, o Attivi atende, não apenas as especificações, mas também as condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras, que em geral é de vida útil de 15 anos.

“A partir do momento que tivermos encomendas e planejamento de entrega, a Marcopolo pode produzir e fornecer ônibus elétricos para qualquer cidade do Brasil, inclusive São Paulo, ainda em 2023”, enfatiza Ricardo Portolan.

Ao longo dos 73 anos de existência, a Marcopolo adquiriu expertise com veículos sustentáveis também em suas operações no exterior, incluindo a Austrália, onde a utilização de ônibus elétricos urbanos já ocorre há mais tempo e, está preparada para fornecer veículos elétricos que unam a melhor solução técnica disponível no mundo, adaptada para a condição de operação das cidades brasileiras.

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