Durante os próximos dois meses, 77 veículos do sistema BRT Sorocaba estarão circulando com o “laço rosa e azul” que representa as campanhas do “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, e do “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata

A empresa fortalecerá a mensagem de cuidados com a saúde feminina e masculina nos próximos dois meses, com o laço simbólico que destaca a cooperação ao “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”

A BRT Sorocaba, empresa que administra o sistema BRT da cidade do interior paulista, está promovendo uma campanha unificada de alerta e prevenção a estes cânceres de mama e de próstata. Durante os próximos dois meses, 77 veículos do sistema estarão circulando nas ruas identificados com o “laço rosa e o azul” que representam simbolicamente as causas do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Além da frota adesivada, a BRT promove a mensagem de conscientização dentro da empresa, nas redes sociais e no circuito digital nos terminais (Vitória Régia e São Bento), nas estações (12 no Corredor Itavuvu e dez no Corredor Ipanema) e nos ônibus. Haverá ainda palestras virtuais para os colaboradores e uma ação social de doação para o Instituto Protea, entidade que auxilia mulheres de baixa renda com câncer de mama.

O Protea realiza um trabalho de acolhimento e assistência que possibilita ampliar o conhecimento sobre a doença desde o diagnóstico precoce ao tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde). As mulheres têm acesso a atendimento psicológico, fisioterapia, yoga, alongamento, workshops e outras dinâmicas.

“Apoiar causas como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” são de imensa satisfação para nós. Sabemos que não conseguiremos mudar tudo, mas se alcançarmos algumas pessoas já será uma vitória. O nosso anseio é fazer com que mais pessoas estejam atentas para esses temas, então, achamos oportuno ativar essas informações muito além de outubro, por isso, a campanha unificada. A prevenção é sempre o melhor caminho e quanto mais tempo o assunto estiver reverberando entre mulheres e homens, melhor será. Assim desejamos”, destaca Andréa Liupekevicius, supervisora de recursos humanos da BRT Sorocaba.

Liupekevicius explica que em novembro as questões ligadas à saúde masculina e ao câncer de próstata serão intensificadas. “Daremos uma atenção especial aos homens para falarmos sobre este tipo de câncer sem tabu e medo. Queremos normalizar conversas sobre a próstata, pois entendemos que se trata de saúde e bem-estar”, frisa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são estimados cerca de 66.280 mil novos casos de câncer de mama e mais de 65 mil de câncer de próstata no Brasil. Essa é a projeção  mais recente prevista para o país.

Veja também

Por