De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior no setor automotivo. Apesar da queda de 3,3% em relação a agosto, o setor registrou alta de 19,3% sobre setembro de 2021. No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento foi de 2,1%.
“A queda, em relação a agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto). Nas vendas diárias, o setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
O segmento de ônibus registrou números bastante favoráveis. Em setembro, os emplacamentos de ônibus cresceram 18,83% em relação ao mês anterior; em comparação a setembro do ano passado, o aumento chega a 111,64%. No acumulado dos nove meses de 2022, o mercado avançou 11,65%.
Na avaliação da Fenabrave, os emplacamentos de ônibus continuam em evolução, e a tendência é que o segmento feche o ano em crescimento em relação a 2021. “O resultado de setembro foi impulsionado por entregas que estavam programadas de negócios realizados em meses anteriores”, explica Andreta Jr.