Mercedes-Benz realiza customização de chassis de ônibus

Entre as customizações já realizadas estão a preparação para motores Euro 6 no Chile e redução do balanço dianteiro do modelo O 500 U

A Mercedes-Benz do Brasil informa que realiza desde 2015, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), customizações de caminhões, visando atender demandas de clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte. Com base nestes mais de sete anos de experiência, o Custom Tailored Center (CTC) passou a fazer também customizações de chassis de ônibus e de produtos CKD para montagem nos países de destino por empresas locais.

“No mesmo local onde customizamos os caminhões de acordo com as solicitações dos clientes, agora também trabalhamos com chassis de ônibus, para o mercado interno e externo, e com veículos CKD para exportações”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

As customizações de chassis de ônibus utilizam o mesmo conceito aplicado aos caminhões, com qualidade dos componentes e dos processos de produção. Isso pôde ser verificado na preparação para os motores Euro 6 no Chile e na redução do balanço dianteiro do modelo O 500 U de acordo com a solicitação de clientes. O que antes era feito nos encarroçadores, passou a ser feito também no CTC da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo.

As primeiras customizações executadas em CDK foram de caminhões Atego destinados para montagem pela Mercedes-Benz Argentina, com envio de segundo tanque de combustível, longarinas e peças especiais deste modelo.

Modelo de negócio

“A expansão das atividades do CTC, abrangendo caminhões, chassis de ônibus e veículos CKD, consolida o modelo de negócio de customizações da nossa empresa para atendimento a todas as demandas do mercado”, destaca Roberto Leoncini.

De maio de 2015 a agosto deste ano, já foram comercializados mais de dez mil caminhões customizados pela própria empresa. Aproximadamente oito mil foram comercializadas no mercado interno e dois mil caminhões foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.

Esse modelo de negócio envolve a participação de várias áreas da empresa, como marketing e estratégia de produto, desenvolvimento, engenharia, produção, logística, custos, controlling, vendas e peças & serviços. Com base na sinergia das equipes, o Custom Tailored Center (CTC) coordena a produção. O time é formado por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos, contando ainda com apoio do centro de customização da Daimler Truck na França.

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