Ônibus TEVX Higer atinge autonomia de mais de 300 km nos testes em Curitiba

O modelo elétrico, que circulou por cinco linhas da capital paranaense, tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 78 pessoas

A prefeitura de Curitiba realizou testes, de 19 a 23 de setembro com o modelo elétrico Azure A12Br produzido pela Higer Bus. Durante este período, o ônibus de 12,5 metros rodou em cinco linhas tradicionais da cidade, simulando diferentes situações e totalizando com mais de mil quilômetros percorridos.

Segundo a Higer Bus, o conjunto de 12 baterias configurado para atender ao mercado brasileiro mostrou toda sua potência ao trabalhar sob temperatura variando de 10º C a 20º C, com ar-condicionado digital elétrico ligado e registrando uma autonomia de até 323 km. O consumo médio ficou em nível de 1kwh/km.

A fabricante ressalta que o veiculo foi conduzido por dez motoristas diferentes que receberam treinamento de condução por dois dias e acompanhamento na linha. Os resultados foram validados pela Urbs e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc). Além disso, durante todo o período de teste não foram registrados problemas mecânicos ou elétricos com o veículo.

Toda essa demonstração de eletromobilidade em Curitiba foi viabilizada como um marco para a chegada dos veículos para testes na cidade, nos termos do chamamento público feito pela prefeitura. O processo conta com o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo – WRI, 40Cities e GIZ, além da Enel X.

LEIA TAMBÉM: Curitiba avalia novas tecnologias em eletromobilidade

Veja também