Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para a América do Sul, parceira da TEVX Motors no Brasil: “A aceitação (ao ônibus da marca) está acima do esperado”

O executivo atribui o sucesso ao fato do ônibus ser integral e contar com componentes que são muito conhecidos no Brasil, o que facilita a aquisição de peças e serviços

Technibus – O ônibus da Higer Bus (Azure A12BR) tem sido testado em cidades brasileiras? Em quais?

Marcelo Barella – Sim, já foi testado e homologado na SPTrans. Foi testado com passageiros na Transwolff, empresa do sistema de São Paulo, com suporte de energia da Enel X. Agora, vamos começar os testes em Curitiba (PR) com supervisão da URBS (empresa que administra o transporte público da cidade), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e operado pela Auto Viação Redentor com o suporte de energia da Enel X. Nos próximos meses, há testes programados para diversos municípios.

Technibus – Que tipo de testes são feitos?

Marcelo Barella – Os testes são de performance de aceleração, aclive de 18%, frenagem, visibilidade, ar-condicionado e principalmente autonomia. Nesse quesito o modelo Azure A12BR, pensando para o mercado brasileiro, é o único do mercado que pode rodar 270 km com uma carga de bateria somente.

Technibus – Qual a próxima cidade a testar o modelo? Já existe um cronograma dos próximos testes?

Marcelo Barella – No início de outubro iremos para Recife (PE). Na sequência, seguiremos para Niterói (RJ), Jundiaí e São Jose dos Campos (SP) e depois Fortaleza (CE).

Technibus – Como tem sido a aceitação do modelo da Higer Bus? Os operadores têm aprovado?

Marcelo Barella – Sim, a aceitação está acima do esperado. Parte desse sucesso podemos atribuir ao fato do nosso ônibus ser integral (monobloco) e contar com componentes que são muito conhecidos no Brasil, o que facilita a aquisição de peças e serviços. São empresas como: ZF, que fornece eixos e suspensão; Bosch, sistema de direção; Valeo, ar-condicionado, Catl, baterias que no Brasil são representadas pela Moura; Wabco, sistema de freios; Sachs, amortecedores; Dana, motor elétrico; Mobitec, itinerário eletrônico; Fanavid, vidros e para-brisas; Alcoa, rodas de alumínio; Grammer, assentos de motorista e passageiros. Todas as empresas citadas contam com unidades no Brasil.

Technibus – Já existem negociações para a aquisição de modelos da marca no Brasil?

Marcelo Barella – Sim, São Paulo tem cronograma para renovação para 12 mil ônibus elétricos até 2038 com um compromisso do prefeito de 2024 ter 2,6 mil modelos movidos a eletricidade. Já São Jose dos Campos lançará edital para 415 ônibus elétricos. Mesma situação de Campinas, que prepara um edital para 120 veículos. Outras cidades como Salvador (BA) e Curitiba (PR) assumiram compromissos públicos para introdução de eletromobilidade em breve.

Technibus – E os planos de instalar uma fábrica da Tevx Higer no Nordeste brasileiro, estão avançando?

Marcelo Barella – Sim, inclusive já foi assinado um protocolo com o estado do Ceará para abrir a fábrica em 2024 para montagem de ônibus elétricos e caminhões a hidrogênio.

Technibus – Há planos de trazer novos modelos ao país?

Marcelo Barella – No quesito ônibus, certamente iremos trazer toda linha Azure para transporte urbano de oito, nove, 12, 13 e 18 metros, além de ônibus fretamento e rodoviário elétrico.

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