Volkswagen vai entregar 35 Volksbus para BRT do Rio de Janeiro

A empresa venceu a nova licitação e vai entregar até o fim do ano o modelo 22.280 ODS, que será usado no sistema BRT para transportar a população da capital fluminense

A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu a nova licitação da cidade do Rio de Janeiro e entregará 35 Volksbus 22.280 ODS para o sistema BRT até o fim do ano.

O Volksbus 22.280 também poderá ser visto em atividade na Viação Dourados na cidade de Dourados (MS); nos corredores de Campinas (SP), em aquisição realizada pela Itajaí Transportes; e também em Manaus (AM), operando na Eucatur. Esse último negócio vem como resultado após testes realizados na cidade com o apoio da montadora durante três meses.

Segundo a fabricante, o modelo conta com a maior capacidade técnica do segmento: pode levar 22 toneladas, aproximadamente 110 passageiros, em carrocerias de até 15 metros de comprimento. O ônibus é equipado com suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.

A receita de sucesso deste ônibus, segundo a empresa, é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira. Isso permite ao chassi alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.

O veículo é resultado da análise da Volkswagen Caminhões e Ônibus em relação às demandas do mercado. “Cada vez mais se faz necessária a implementação de chassis que atendam às necessidades atuais das cidades, e o Volksbus 22.280 ODS foi desenvolvido para preencher todos os requisitos do mercado”, informa a empresa.

De olho na demanda, o modelo visa atender o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado com veículos maiores, como os articulados. “Essa redução se deve ao fato de que veículo consome menos combustível e tem custos de aquisição e operação reduzidos”, destaca a empresa.

Veja também

Por