Paulo Tavares, CEO da Transdata: “A SIGO é uma fintech independente, mas os sócios da Transdata, junto a outros investidores, decidiram investir na SIGO, porque acreditam que há sinergia entre os negócios. Foi feita uma integração tecnológica entre os sistemas das duas empresas”

O executivo fala sobre o sistema de carteira digital, desenvolvido pela mais nova parceira da Transdata, a SIGO, que foi apresentado durante a Lat.Bus 2022

Technibus – Primeiramente, gostaria que o senhor apresentasse a SIGO. A empresa é parceira da Transdata?

Paulo Tavares – A SIGO é uma fintech independente, mas os sócios da Transdata, junto a outros investidores, decidiram investir na SIGO, porque acreditam que há sinergia entre os negócios. Foi feita uma integração tecnológica entre os sistemas das duas empresas para que os validadores e sistemas da Transdata possam aceitar os meios de pagamento da SIGO. Em paralelo, a SIGO também fará parcerias com outras empresas de bilhetagem eletrônica, empresas de aplicativos de mobilidade, aplicativos de recarga e outros players que atuam no transporte coletivo.

TechnibusComo funciona o sistema de pagamento de tarifa do transporte público desenvolvido pela empresa?

Paulo Tavares – A SIGO oferece aos passageiros um aplicativo de conta digital que é utilizado diretamente no validador do ônibus. Com isso, o passageiro não precisará mais fazer recarga de cartões nem utilizar os cartões nos ônibus. O passageiro poderá acessar diretamente o ônibus com seu aplicativo SIGO, seja ele um usuário de vale-transporte, escolar, comum, ou mesmo um pagante em dinheiro. Nesse último caso, o passageiro paga a passagem transferindo dinheiro que está em sua conta corrente diretamente para a conta corrente da empresa operadora de transporte. Tudo isso de forma extremamente rápida, prática e segura.

Technibus – Qual o diferencial desta tecnologia?

Paulo Tavares – Esse é o primeiro sistema do Brasil em que um banco (de pagamento, digital ou tradicional) permite o pagamento do transporte coletivo direto no validador, sem precisar utilizar cartões ou fazer compra antecipada de passagens, transferindo o saldo do passageiro diretamente para a conta da empresa operadora. Além disso, o aplicativo da SIGO disponibiliza ao passageiro diversos outros serviços, financeiros ou não, como crédito consignado, recarga de celular, crédito comum, convênios e muitos outros. Todos esses serviços se somam às funcionalidades tradicionais de contas digitais, como fazer e receber PIX, pagar contas, pagar boletos, emitir TED, emitir extratos, sacar dinheiro etc.

Technibus Quais as vantagens para o usuário e para o operador?

Paulo Tavares – O passageiro terá muitas vantagens, como não ter que gerar, recarregar e utilizar cartões, tendo também acesso, por um único aplicativo, a múltiplos produtos e serviços oferecidos pela SIGO. Já o operador passa a contar com um novo e poderoso meio de pagamento embarcado para seus passageiros, auxiliando também na retirada do dinheiro embarcado. E com os pagamentos em dinheiro entrando instantaneamente em sua conta, sem taxas. Além disso, a SIGO oferece aos operadores outros produtos, além do aplicativo de conta digital, tais como soluções de PIX Cobrança com conciliação dos pagamentos, conta-salário para os colaboradores da empresa, soluções de adquirência e até mesmo linhas de crédito.

Technibus – O sistema já está implementado em alguma empresa ou cidade?

Paulo Tavares – A SIGO já oferece serviços para Pessoa Jurídica (as empresas operadoras de transporte) para aproximadamente 60 cidades, tais como Santo André, Caxias do Sul, região metropolitana de Curitiba, região metropolitana de Natal entre outras. Agora, em agosto de 2022, a SIGO começará a oferecer a conta digital para as pessoas físicas (os passageiros do transporte coletivo) no município de Jarinu (SP) e, logo em seguida, em Araucária (PR) e Santo André (SP).

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