A Eaton exibiu na Lat.Bus 2022 soluções inéditas para eficiência energética desenvolvidas especificamente para o mercado brasileiro, além do portfólio eMobility voltado para eletrificação. As novidades atendem motores a combustão, híbridos e elétricos para o mercado OEM (Original Equipment Manufactory) e de reposição do segmento de ônibus e micro-ônibus urbanos e rodoviários.
A empresa celebra o sucesso de sua participação no evento. “A presença da Eaton na Lat.Bus nos trouxe a oportunidade de apresentar ao mercado de ônibus e micro-ônibus nosso portfólio completo para o segmento. No ano em que comemoramos 65 anos de atuação no Brasil, mostramos que estamos prontos para atender as demandas e tendências futuras em eletrificação e tecnologias relacionadas às transmissões automatizadas para o segmento. Além disso, continuaremos presentes suportando os clientes nesta fase de transição da indústria com soluções que equipam motores à combustão, híbridos e elétricos”, avalia Sérgio Kramer, diretor de veículos comerciais e fora-de-estrada da Eaton.
“Foram dias produtivos, com muito networking e contatos estratégicos com público direcionado. A retomada presencial de um evento tão importante como este foi essencial para dar espaço à troca de experiências e trazer soluções eficientes para o mercado. No geral, superou nossas expectativas e nos colocou em lugar de destaque”, completa Kramer.
A transmissão de quatro velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa automatizada EABO-6106, específica para aplicação urbana em micro-ônibus, estão entre os destaques. “Com expertise global profunda no setor de mobilidade e um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento local desenvolvemos soluções sustentáveis e robustas, que estão prontas para oferecer mais desempenho, autonomia, conforto e, sobretudo, energia limpa para o setor”, comenta Kramer.
Com aplicações nos Estados Unidos e Ásia, a transmissão de quatro velocidades para aplicação elétrica e híbridatem seu tamanho e peso reduzidos quase pela metade e oferece alta capacidade de torque. Entre as vantagens está a otimização da durabilidade e autonomia da bateria que gera aumento da eficiência do veículo e reduz significativamente seu custo para o consumidor final. A solução compõe o portfólio da unidade de negócios chamada eMobility, responsável pela criação de produtos e tecnologias para veículos híbridos e elétricos, que alia a experiência e tradição da empresa conquistadas no setor automotivo com a expertise de desenvolvimento de tecnologias e sistemas de gerenciamento, distribuição, transmissão e monitoramento de energia elétrica.
Segundo a fabricante, a transmissão EABO-6106 para micro-ônibus inibe abusos do trem de força e prolonga a vida útil dos componentes de maior desgaste, como embreagem e sincronizadores, reduzindo os gastos com manutenção. A versão automatizada também contribui para a diminuição do cansaço do motorista em condições de tráfego intenso e melhora a segurança durante a condução do veículo, pois o condutor fica focado nos pontos mais importantes, seus passageiros e o trânsito. Desenvolvida no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Eaton, em Valinhos, a caixa tem uma característica robusta e considera todas as especificidades do mercado brasileiro, assim como o ciclo de trabalho agressivo com constante anda-e-para das vias urbanas.
Ainda no portfólio eMobility, a Eaton mostrou soluções como o Flex PDU (Power Distribution Unit), que distribui as cargas de alta voltagem (até 900V) para os sistemas críticos do veículo, protegendo os sistemas elétricos, eletrônicos e os ocupantes dos veículos, desenvolvido para as rigorosas demandas veiculares de potência e preparado para atuar com diferentes situações envolvendo umidade, vibração, variações de temperatura e poeira. A Breaktor é outra novidade que une a função de contator e fusível em um único produto, podendo rearmar automaticamente.
Já o Inversor transforma corrente contínua (12V) em corrente alternada (110V), permitindo a utilização da energia da bateria do veículo em equipamentos domésticos a bordo. O PDM (Power Distribution Module) é formado por módulos de distribuição para circuitos de baixa voltagem (12 e 24V) combinando fusíveis e relês de uma maneira configurável, protegendo de sobrecargas, além da função de comunicação via CAN com os demais componentes do veículo.
A Eaton disponibiliza um portfólio abrangente voltado para o mercado de reposição para veículos de transporte de passageiros, desde micro-ônibus, até veículos de porte médio e ônibus rodoviários. As embreagens novas e remanufaturadas oferecem uma relação custo-benefício relevante para esse tipo de aplicação, segundo a companhia. Entre elas estão as embreagens 280mm, 330mm, 362mm, 395mm e 430mm –modelos que atendem todo o mercado e possuem gerenciamento mecânico e eletrônico, com tecnologiadesenvolvida para garantir maior durabilidade, performance, conforto, economia e segurança para o veículo, motorista e frotista.
Produtos como lubrificantes, graxas, servos e cilindros, válvulas, cabos de comando, sensores e interruptores da linha EAP (Eaton Aftermarket Parts) completam o portfólio.