Roberto Pavan, gerente de marketing de produto da Iveco Bus na América Latina: “A nossa expectativa era de que em 2022 haveria um volume maior, mas por causa da falta de peças causada pela pandemia os pedidos vão acumular, e 2023 será mais forte”

No mercado brasileiro, a Iveco Bus atingiu 6% de participação no segmento de ônibus no ano passado. Em volume, cresceu 50% de 2019 para 2020 e 61% de 2020 para 2021

Technibus – Como está a participação da Iveco Bus no mercado de ônibus no Brasil?

Roberto Pavan – A Iveco Bus apresentou crescimento discreto a partir de 2019, tendo 1,6% de participação no mercado. Em 2021, o crescimento foi considerável e a empresa fechou o ano com 6% de participação. Em volume, cresceu 50% de 2019 para 2020 e 61% de 2020 para 2021. Esse crescimento ocorreu por causa da ampliação do portfólio de produtos. Acreditamos que esse seja o caminho para a empresa melhorar a participação no mercado. Depois da queda na pandemia, estamos crescendo em 2022.

Technibus – Qual a expectativa da Iveco Bus para 2022?

Roberto Pavan – A nossa expectativa era de que em 2022 haveria um volume maior, mas por causa da falta de peças causada pela pandemia os pedidos vão acumular e 2023 será mais forte.

Technibus – Com a mudança na legislação de emissões dos veículos comerciais, a Iveco Bus vai continuar produzindo veículos com motores Euro 5?

Roberto Pavan – Sim, vai continuar produzindo veículos com motor Euro 5 para abastecer a América Latina.

Technibus – Entre os novos veículos com motor Euro 6, o que mudou na Daily minibus?

Roberto Pavan – São dois modelos: A van 50.180, a mais longa, na versão turismo comporta 18 pessoas mais o motorista e na versão fretamento leva 20 passageiros mais o motorista. A van 45-160, veículo mais curto, tanto a versão turismo quanto a de fretamento tem capacidade para 15 passageiros. Além de alterações para reduzir as emissões de poluentes, colocamos mais potência no modelo 50.180 para torná-la mais eficiente e reduzimos a potência do modelo 45-160 para ficar mais econômica. A van também recebeu melhorias, como a frente nova e mudanças no interior para torná-la mais confortável e ergonômica. Como opcional o veículo passa a contar com sensor de chuva, bloqueio das portas e vidros, alarme sonoro e sensor de pressão dos pneus.

Technibus – Quais os outros modelos com motor Euro 6?

Roberto Pavan – A Iveco Bus tem o Bus 10.190, chassi de 10,5 toneladas, 190 cv e 610 Nm de torque, desenvolvido para carrocerias urbanas e fretamento, que podem levar até 36 passageiros, e o Bus 17-280, 17 toneladas e 280 cv para aplicação urbanas e fretamento, que tem até 13,20 de comprimento. Para atingir os níveis de emissões exigidos para a motorização Euro 6, a Iveco junto com a FPT industrial desenvolveu o sistema Hi-SCR sem o EGR, que não precisa injetar gases no motor.

Technibus – Qual é o modelo a gás?

Roberto Pavan – O modelo a gás da Iveco Bus é o chassi Bus 17.210 G, para carroceria de até 12 metros de comprimento e uso urbano e fretamento. É um motor dedicado a gás – tanto GNV quanto biometano –, com capacidade de seis cilindros de 80 litros, que comportam 100 metros cúbicos de gás – e 250 quilômetros de autonomia.

Technibus – Onde será produzido o ônibus a gás? Já há clientes para este modelo?

Roberto Pavan – O chassi Bus 17.210 G será produzido na Argentina e o motor em Sete Lagoas (MG) e já tem clientes esperando o modelo. Será destinado primeiro para a Argentina e depois para o Peru.

Technibus – Qual é o modelo elétrico da Iveco Bus?

Roberto Pavan – O modelo elétrico é o e-Way, de 12 metros de comprimento e 20 toneladas de PBT. Com o motor de 120 kWh, o torque máximo chega a 2.500 Nm.

Technibus – Onde é produzido o ônibus elétrico?

Roberto Pavan – O e-Way é produzido na França na fábrica de Annonay, perto de Lyon, onde fica o centro de desenvolvimento de ônibus, e já tem 1.000 veículos desse está rodando em oito países da Europa, com mais de 40 empresas utilizando este ônibus.

Technibus – O ônibus elétrico será testado no Brasil?

Roberto Pavan – O e-Way terá uma demonstração curta no Brasil, mas já está pronto para atender a demanda de alguns países da América do Sul.

Technibus – Quais as características do ônibus elétrico?

Roberto Pavan – É um veículo que não tem chassi. É autoportante (carroceria faz parte do próprio veículo), todo em aço inox, motor elétrico alimentado por baterias no teto ou na traseira e autonomia de 300 quilômetros com carga única e carregamento de quatro a cinco horas. A garantia é de oito anos.

Technibus – Como é a família do e-Way?

Roberto Pavan – Este ônibus elétrico tem quatro configurações: de nove metros 4×2, de 10,7 metros 4×2, de 12 metros 4×2 e articulado 18 metros. Possui piso low flow (três portas no mesmo nível) sem escada.

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