Ônibus biarticulado da Volvo completa três décadas. O modelo surgiu de uma parceria entre a montadora e a cidade de Curitiba. O modelo atual da marca pode ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros

Os biarticulados são ônibus com quatro eixos, duas articulações e alta capacidade de passageiros.

“Os biarticulados representaram um salto de capacidade e qualidade no deslocamento das pessoas em grandes cidades. Foi a partir dessa invenção da Volvo que surgiu uma revolução, conhecida hoje como BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte rápido por ônibus que se espalhou pelo mundo nas últimas três décadas. Hoje, a Volvo está em BRT de dezenas de países, com mais de cinco mil veículos da marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses na América Latina.

O desenvolvimento do ônibus biarticulado nasceu de uma parceria entre a Volvo e Curitiba. No fim dos anos 80, a prefeitura procurou a fabricante, com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os articulados Volvo de então.

Na década de 70, a prefeitura começou a criar a RIT, a Rede Integrada de Transporte. Primeiro, com o sistema de ônibus expresso. Em 1974, inaugurou o tráfego de coletivos em vias exclusivas. Na década de 1990 surge a linha direta, conhecida como ligeirinho, e as estações tubo, um dos ícones de Curitiba.

A prefeitura projetou o sistema não apenas para transportar pessoas, mas também conduzir o desenvolvimento urbano. A partir do planejamento para onde a cidade deve crescer, leva-se o sistema de transporte e, naturalmente, a região se desenvolve. Mas para cumprir esse objetivo e continuar crescendo, a RIT demandava veículos de altíssima capacidade. A Volvo então aceitou o desafio e em apenas nove meses desenvolveu o projeto. Em 1992 começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, os primeiros 30 biarticulados com capacidade para 200 passageiros cada, e com 24,5 metros de comprimento.

Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, estava criado o conceito do BRT, que projetaria Curitiba para o mundo. Hoje, a RIT transporta mais de 1,3 milhão de passageiros por dia. São 250 linhas, 329 estações tubo, 22 terminais e 6,5 mil pontos de parada. A RIT vai além de Curitiba e integra outras 13 cidades à rede.

América Latina

Curitiba consolidou um sistema eficiente de transporte coletivo que, no decorrer dos últimos 30 anos se tornou popular principalmente na América Latina. “A Volvo é líder em veículos de grande capacidade para BRT no continente latino-americano”, diz Todeschini.

Hoje há sistemas de BRT operando em 61 cidades do continente, informa o Global BRT Data. Nelas, transportam quase 21 milhões de passageiros por dia. O país com mais BRT no continente é o Brasil: 24 cidades. Além de Curitiba, o sistema está, por exemplo, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. No Brasil, os BRT respondem pelo deslocamento de 10,8 milhões de passageiros todos os dias.

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