Sorocaba disponibiliza pagamento por aproximação de celular no transporte coletivo
Todo o sistema de transporte coletivo da cidade do interior paulista conta com essa nova forma de pagamento totalmente digital
Publicado em 12/08/2022 por Márcia Pinna

A cidade de Sorocaba (SP) disponibiliza em 100% da frota do sistema de transporte coletivo a possibilidade de pagamento das tarifas por aproximação de celular. Todos os passageiros podem utilizar essa facilidade nos terminais Vitória Régia, São Bento, Santo Antônio e São Paulo, nas 22 estações do BRT e nos ônibus das operadoras BRT Sorocaba, Consor e City.
O pagamento por aproximação de celular ou ABT (Account Based Ticketing, que significa bilhetagem baseada em contas) oferece uma experiência totalmente digital, permitindo a liberação da catraca, sem a dependência de cartões de transporte e da compra de créditos e recargas. A plataforma que disponibiliza, hoje, essa tecnologia é o Cittamobi, aplicativo já conhecido e utilizado em Sorocaba.
Para fazer uso dessa tecnologia, basta instalar o aplicativo Cittamobi, gerar o cadastro, colocar o valor desejado e, ao entrar em um dos acessos (terminal, estação ou ônibus), abrir o app, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível, autorizar a compra e a catraca será liberada para a entrada.
Paulo Fraga, co-founder e CEO do Grupo Primova, destaca que o serviço de pagamento por aproximação de celular é uma tecnologia pioneira e, que mais uma vez, Sorocaba sai na frente ao investir em mais benefícios para o transporte coletivo.
”A população já vive uma dinâmica intensa com o uso do celular para compras, comunicação, suporte em serviços e outros. Então, nada mais natural que avanços ocorressem também na mobilidade urbana com o transporte de passageiros que utilizam os ônibus. Essa ferramenta irá facilitar o acesso durante os deslocamentos e também será uma maneira de cativar o passageiro conectado, ou seja, aquele que sempre está usando serviços digitais.”
“Sorocaba está vivendo uma verdadeira revolução em várias áreas e na mobilidade urbana não é diferente. Este é mais um avanço tecnológico, no sentido de conferir agilidade, conforto e comodidade ao usuário do transporte público, no seu dia a dia. Isso, ao lado de tantas outras melhorias trazidas, como os novos ônibus com ar-condicionado, internet e entrada USB para carregamento de eletrônicos, os Miniterminais de Ônibus do Cajuru, Éden, Brigadeiro Tobias e Aparecidinha, além de importantes obras de mobilidade que estão sendo entregues na cidade, otimizando o trânsito e melhorando a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
As opções de bilhetagem (bilhete eletrônico e QR Code) em funcionamento serão mantidas, assim, possibilitando que o usuário escolha a que seja de sua preferência.
Fraga explica, ainda, que, para quem não tem conta bancária, é possível gerar um boleto e pagar na lotérica. Assim, democratizando e permitindo o acesso de todos. ”Para um futuro breve, o serviço de pagamento por aproximação do celular fará a inclusão de vale-transporte digital para estudantes e idosos”, diz. Os demais benefícios já existentes no transporte da cidade também serão mantidos para os passageiros.
Publicações relacionadas


bilhetagem
TOP terá novos pontos para emissão de bilhetes na região metropolitana de São Paulo

podcast