Novo micro-ônibus da Volkswagen chega ao mercado com grandes atualizações

Além da mudança na motorização de Euro 5 para Euro 6, o modelo 11.180 está maior, mais potente e recebeu mudanças no interior para melhorar a ergonomia e o conforto dos motoristas

Sonia Moraes

A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou a mudança da legislação de emissões de poluentes dos veículos pesados para atualizar os seus modelos que chegam ao mercado com motor Euro 6. O micro-ônibus 11.180 foi o veículo que recebeu maior transformação, conforme revelou Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus da empresa, em entrevista exclusiva para a Technibus durante a Lat.Bus 2022.

“Mudamos não somente a motorização de Euro 5 para Euro 6 como aumentamos a potência deste veículo para oferecer mais capacidade de carga e maior comprimento, além de colocar rodas e pneus novos. Atualizamos o powertrain, colocamos transmissão nova e alteramos todo o interior para oferecer maior ergonomia e conforto ao motorista, com a nova posição do volante, alteração do painel e reposicionamento da alavanca de mudança de marcha. Como opcional a linha de micro-ônibus passa a contar com a suspensão pneumática de fábrica”, detalhou Carrer.

Outro modelo, que passou por mudanças e também foi exibido na feira, é o chassi com motor dianteiro, 17.230. “Este veículo teve poucas atualizações porque com a mudança de Euro 3 para Euro 5 já havia tido evolução. Agora recebeu pequenas alterações no interior, painel e volante. E essa família de motor dianteiro passa a contar também como opcional a transmissão automática”, disse o diretor da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O executivo destacou que, ao longo do ano, outros modelos serão atualizados para que, até o fim do ano, toda a linha de ônibus esteja com motor Euro 6. “Os clientes aproveitaram a feira para tirar dúvidas sobre os novos veículos e saber o que terão a partir do ano que vem”, disse Carrer.

O chassi Volksbus 11.180 está equipado com motor Cummins ISF 3.8L de 175 cv e o 17.230 com o motor MAN D08 34 de 225 cv. Os dois modelos utilizam a tecnologia SCR para o controle de emissões de poluentes.

Apesar de não ter apresentado ônibus elétrico na Lat.Bus 2022, este tipo de veículo está nos planos da Volkswagen, conforme afirmou Carrer. “A empresa está trabalhando fortemente para estar presente neste mercado, pois esta é uma tendência e não tem volta. E está trabalhando com todo o cuidado para que o veículo seja adequado às características do Brasil.”

Carrer comentou que a Volkswagen adquiriu muita experiência no segmento de elétricos quando lançou o seu primeiro caminhão elétrico no Brasil. “Criamos uma parceria importante neste período de desenvolvimento do caminhão elétrico e agora vamos usar toda essa expertise para lançar os chassis de ônibus”, revelou.

Mercado-

Na avaliação de Carrer, 2022 vai ser melhor que 2021 e 2020, que foram dois anos difíceis para o setor de ônibus, quando os clientes sofreram muito com a pandemia, o que refletiu na empresa também e em toda a indústria de ônibus.

“O ano de 2022 já está sendo melhor, mas com bastante obstáculos por causa das dificuldades na logística para abastecer a linha de montagem, falta de componentes, elevação dos preços de matéria-prima, do custo operacional dos clientes, aumento da taxa de juros. Então, não sei dizer o quanto melhor será até o fim do ano. Vai depender muito da capacidade dos fabricantes para atender a demanda que está um pouco maior por causa da vigência da norma Euro 6 a partir de 2023. Temos muitos clientes procurando antecipar as compras para não ter que comprar na virada do ano a tecnologia nova” disse Carrer.

“Depois de dois anos difíceis, o segmento de ônibus está voltado a crescer e acho que vai continuar assim até o fim do ano, com o segundo semestre melhor do que o primeiro, o que fará que 2022 seja melhor do que os últimos dois anos, mas não o suficiente para recuperar todas as perdas desse período de pandemia.”

Para 2023, a expectativa é de muitas incertezas. “Não dá para ter uma visão clara de qual será o cenário. Isso vai depender da situação econômica e política do país, da taxa de juros, inflação e de como será a receptividade dos clientes em relação aos novos produtos. Tem muita coisa acontecendo, muita instabilidade no país e ainda temos as eleições que são importantes, mas quero acreditar que 2023 será melhor do que 2022, até pelas características do nosso setor, que é muito impactado pelo o que acontece no país e no mundo.”

No mercado de ônibus, a Volkswagen atua em dois segmentos: de micro-ônibus, com o modelo 11.180, e de urbano, com o modelo 17.230 de motor dianteiro, que também é usado para fretamento. “Trouxemos para a Lat.Bus 2022 os representantes das duas categorias que a empresa tem maior representatividade no mercado”, disse Carrer.

Os negócios recentes anunciados pela empresa envolvem mais de 700 ônibus que serão entregues para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Campinas, Aracaju, Foz do Iguaçu e Brasília. Neste lote tem micro-ônibus e modelos de 15 e 17 toneladas com motor dianteiro e inclui também 35 unidades do modelo de 15 metros para os corredores BRT do Rio de Janeiro. “Com a pandemia a renovação de frota foi suspensa e agora com a volta dos passageiros e da receita as empresas estão retomando as compras”, disse Carrer.

Com o micro-ônibus 11.180 e o midiônibus 15.190 ODR a Volkswagen tem grande participação no programa Caminho da Escola. “Estamos agora no meio das entregas do novo lote de mais 2,3 mil micro-ônibus e midiônibus rurais para entregar até o fim do ano”, disse Carrer. Este volume faz parte da licitação dos 3.850 veículos que foram licitados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em maio deste ano. “Ganhamos a possibilidade de vender mais 2,3 mil veículos. Estamos na fase final de entregas da licitação anterior e começamos a produzir os veículos da nova licitação.”

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