Sonia Moraes
A Mercedes-Benz lança na Lat.Bus 2022 seis modelos de ônibus com motores Euro 6 – o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928, O 500 UA 2938 (articulado) e o O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias – e a nova versão dos motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6.
A empresa destaca também o chassi de ônibus elétrico eO500U e outras novidades, como as novas tecnologias de segurança para a linha rodoviária O 500, o serviço de telemetria e conectividade Fleetbus, que estará disponível ainda este ano para seus modelos de ônibus, e a exclusiva tecnologia BlueTec 6.
O modelo urbano eO500U, primeiro ônibus elétrico da empresa para o mercado brasileiro, começa a ser montado no fim de 2022, tendo o maior volume em 2023. “A linha de produção, com os conceitos da indústria 4.0, está totalmente preparada para o ônibus elétrico”, diz Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz.
O ônibus elétrico é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros, e capacidade para transportar 84 passageiros. Este modelo tem autonomia de até 250 quilômetros com dois pacotes de bateria posicionados no eixo traseiro (dois motores de 340 cv) e até quatro no teto do ônibus. Com tomada para sistema de recarga das baterias do tipo plug-in, o veículo leva até três horas para a recarga completa. O trem-de-força do eO500U assegura uma condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa. A novidade é que o ar-condicionado está integrado ao sistema de gestão de energia.
Neste projeto a Mercedes-Benz investiu cerca de R$ 100 milhões, montante que faz parte dos R$ 2,4 bilhões destinados pela companhia no Brasil para o período de 2018 a 2022.
Os novos motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidos no Brasil, sendo amplamente testados em bancos de provas do laboratório de emissões e no campo de provas da empresa, em ruas e estradas. Foram mais de 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes, 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores utilizados.
O serviço de telemetria e conectividade Fleetbus, uma parceria com a Clever Devices, é um sistema de gestão de frotas e de motoristas, que permite análise de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas. A tecnologia BlueTec 6 assegura considerável redução nas emissões de poluentes: menos 80% de óxidos de nitrogênio (Nox) e menos 50% de material particulado.
Para a linha rodoviária O500, a Mercedes-Benz passa disponibilizar ao todo 21 recursos tecnológicos de segurança com o lançamento das novas tecnologias de segurança, como o sistema de frenagem de emergência (ABA 5), que detecta obstáculos e reconhece pedestre; o controle inteligente de farol alto (IHC), que garante maior visibilidade e segurança; o assistente de ponto cego (SGA), que monitora a faixa do lado oposto ao do motorista por todo o comprimento do ônibus, detectando motocicletas, ciclistas, pedestres, além de outros objetos tecnologias e o freio de estacionamento eletrônico e sinalização de parada de emergência.
“A LatBus é sempre muito positiva. É a maior feira da América Latina e neste ano presencial tem muitas discussões por parte da NTU e Abrati, além de palestras e debates sobre o setor de transporte. Todos os fabricantes estão mostrando as novas tecnologias e, diferente do que acontecia até então, estamos falando de modificações, não de virada de chave, mas de novas tecnologias, e a minha expectativa é grande”, comenta Barbosa.