Grupo Eberspäecher alcança lucro líquido consolidado de 21 milhões de euros em 2021

Para atender pedidos de clientes recém-conquistados na América do Norte e do Sul, a empresa ampliou as instalações de produção no Brasil e nos Estados Unidos

O Grupo Eberspaecher considera 2021 um ano de transformação que também teve impactos severos nas cadeias de suprimentos. Com a receita líquida ligeiramente abaixo de 2,3 bilhões de euros, a empresa sediada em Esslingen, Alemanha, alcançou um lucro líquido consolidado de 21 milhões de euros. A companhia informa que continua sua transformação no atual exercício fiscal e pretende gerar 47% de sua receita líquida independentemente do motor a combustão do carro de passeio em 2025. Com o financiamento garantido, o refinamento voltado para o futuro se reflete tanto na expansão da equipe de gestão e em novos produtos. A estratégia de sustentabilidade em todo o grupo também visa alcançar uma produção neutra em CO2 até 2030.

Em 2021, todas as três divisões do Grupo de Empresas Eberspaecher sentiram as consequências da escassez global de semicondutores e commodities. Isso resultou em uma queda na receita líquida de 1,2% para 2,3 bilhões de euros. A receita consolidada foi na direção oposta: em cerca de 6,0 bilhões de euros, significativamente superior ao valor anual anterior (4,9 bilhões de euros). O aumento acentuado foi devido aos preços mais altos dos metais preciosos usados ​​em catalisadores. Esses preços, no entanto, não contêm uma parcela de valor agregado para a Eberspaecher. O Grupo de Empresas também foi alvo de hackers em outubro passado, cujas consequências ainda se fazem sentir.

Apesar das circunstâncias difíceis, foi alcançado um resultado operacional positivo com EBIT de 52,8 milhões de euros, ante 33,5 milhões de euros no ano anterior e um lucro líquido consolidado de 21,0 milhões de euros. No ano anterior ficou negativo em 53,1 milhões de euros. Cerca de 84% das receitas foram geradas fora da Alemanha. Globalmente, a empresa empregava uma média de 10.600 funcionários em 80 locais.

O ano fiscal de 2021 foi marcado por transformações – isso incluiu a maior independência operacional da Divisão de Sistemas de Exaustão sob a marca Purem by Eberspaecher, bem como a entrada na tecnologia de células de combustível com a aquisição de sistemas de ar Vairex. “Todas as divisões do Grupo Eberspaecher têm produtos convincentes com grande potencial de sucesso – e isso é confirmado pela demanda constante de nossos clientes”, diz o sócio-gerente Martin Peters, resumindo o ano fiscal. “Em 2021”, explica ainda, “influências externas e condições estruturais difíceis impediram a realização de maiores receitas líquidas”.

Purem by Eberspaecher

Desde maio de 2021, a Divisão de Tecnologia de Exaustão do Grupo de Empresas opera sob a marca Purem by Eberspaecher e gerou receita bruta de cerca de 5,3 bilhões de euros (ano anterior era 4,4 bilhões de euros).

A empresa esclarece que este grande aumento dá uma imagem distorcida, pois é em grande parte impulsionado pelo aumento dos preços das matérias-primas para monólitos usados ​​em sistemas de exaustão. A receita líquida ajustada para este efeito foi de 1,6 bilhão de euros, o que representa uma queda de 6,3% ano-a-ano. O ano fiscal foi marcado por fortes flutuações nas chamadas de clientes – consequência dos contínuos gargalos de fornecimento global para vários componentes do setor automotivo. Enquanto as receitas na Ásia caíram significativamente, na Europa e nas Américas alcançaram o nível do ano anterior. Para atender pedidos de clientes recém-conquistados na América do Norte e do Sul, as instalações de produção no Brasil e nos Estados Unidos foram ampliadas. As atividades de desenvolvimento para mobilidade limpa se concentraram em novos produtos para atender aos próximos padrões de emissões, como Euro 7 e seus equivalentes globais, juntamente com soluções para aplicações de células de combustível e motor de hidrogênio.

Alta demanda por produtos de mobilidade elétrica

A transformação em direção à e-mobilidade é ilustrada pelo aumento das receitas na Divisão de Sistemas de Controle Climático. A Divisão, especializada em produtos de gerenciamento térmico, gerou receita de 604,2 milhões de euros em 2021 (ano anterior era de 518,4 milhões de euros).

Apesar da crise dos semicondutores, a Unidade de Negócios Aquecedores Elétricos registrou o maior salto de receita com seus produtos (aquecedores de alta tensão) para veículos híbridos plug-in e elétricos a bateria na Europa e na China. Os mercados especiais também cresceram, principalmente com produtos de aquecimento e ar condicionado para autocaravanas, ambulâncias e veículos utilitários.

As receitas de Bus & Coach recuperaram algum terreno em 2021, mas não atingiram os níveis pré-crise devido às restrições de mobilidade em curso causadas pela pandemia de Covid, particularmente no segmento de autocarros. Na área de sistemas tradicionais de aquecimento a combustível, as receitas aumentaram ligeiramente, impulsionadas principalmente pelo segmento de veículos comerciais dos Estados Unidos.

A demanda por produtos eletrônicos para mobilidade elétrica e direção autônoma da Divisão de Controles Automotivos subiu para um nível muito alto em 2021. No entanto, devido à escassez de semicondutores e interrupções nas cadeias de suprimentos globais, isso não pôde ser coberto. A receita da divisão de 47,1 milhões de euros foi, portanto, moderadamente abaixo do ano anterior (50,1 milhões de euros).

Perspectivas para 2022

O desempenho dos negócios em 2022 continua sendo afetado pela pandemia de Covid em andamento, escassez de semicondutores e gargalos na cadeia de suprimentos, bem como incertezas geopolíticas. “A transformação da nossa indústria continua a acelerar”, resume Peters. “Temos uma estratégia clara para isso e, até 2025, estaremos gerando cerca de 47% de nossa receita líquida com produtos independentes do motor a combustão de carros de passeio. Continuamos a adotar uma abordagem direcionada no desenvolvimento de nossa organização e nosso portfólio de produtos em áreas de negócios existentes e novas.”

Para isso, a Eberspaecher está investindo em Ruse, na Bulgária, em uma fábrica de aquecedores elétricos de alta tensão, que são usados ​​principalmente em veículos elétricos e híbridos plug-in na Europa. Na Hannover Messe 2022, o fornecedor apresentou novos produtos para sistemas de células de combustível e motores a hidrogênio. Nesse contexto, a empresa também está expandindo seu Conselho Executivo para sete membros a partir de julho de 2022.

O financiamento para os próximos anos é baseado em um contrato de empréstimo sindicalizado recentemente concluído. “Com base em nosso portfólio orientado para o futuro, isso nos ajudará a moldar a transformação de maneira fortalecida”, diz Peters, olhando para o futuro.

Outra parte integrante das atividades prospectivas do Grupo de Empresas são suas atividades de sustentabilidade intensificadas: Com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, a Eberspaecher derivou três campos de ação: Green Footprint – Inovação – Pessoas. No geral, 21% menos emissões de CO2 relacionadas à produção (t CO2/CO2e) foram geradas até agora em comparação com o ano anterior. Um passo decisivo nessa direção já foi dado com a assinatura de eletricidade verde para as fábricas alemãs em 2021. O objetivo é atingir uma produção neutra em CO2 até 2030.

Veja também

Por