Clever Devices é homologada pela SPTrans

A empresa se submeteu ao processo de avaliação realizado pelo órgão responsável pelo sistema de transporte de passageiros da capital paulista, a aprovação permite a participação em futuros processos licitatórios

Márcia Pinna Raspanti

A SPTrans informou que a Clever Devices do Brasil Tecnologia em Transportes submeteu ao processo de homologação o Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional (SMGO), produto já certificado pelos laboratórios de testes designados e com certificado de conformidade, emitido por organismo de certificação designado TÜV Rheinland Brasil. A homologação comprova que o produto atende aos requisitos exigidos.

Mauricio Biazotto Corte, Account Manager Latin America da Clever Devices, conta que o processo de avaliação foi bastante rigoroso. “Primeiro, passamos pela certificação, que foi mais simples. Depois, fizemos a apresentação técnica para a homologação. É importante ressaltar o trabalho técnico da SPTrans, que conduziu um processo de nível internacional. Ficamos muito satisfeitos e positivamente surpresos com o grau de rigor e seriedade”, comenta.

Em janeiro deste ano, a SPTrans convocou as empresas interessadas em fornecer e implantar o Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do Transporte Coletivo Público de Passageiros da Cidade de São Paulo (SMGO). O sistema está previsto nos atuais contratos de concessão das linhas com as empresas de ônibus que foram assinados em setembro de 2019.

Segundo a SPTrans, a solução da Clever Devices está de acordo com os requisitos do anexo VII do documento de concessão. O anexo detalha tecnicamente as soluções, os requisitos de testes e a homologação da tecnologia embarcada, sistema de monitoramento e gestão operacional para processamento dos dados coletados pelos equipamentos embarcados e soluções de armazenamento e comunicação (data center). Foi estabelecido que apenas poderão participar da licitação para fornecimento do SMGO, as empresas que apresentarem a certificação de conformidade, de acordo com as especificações técnicas.

A prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que o grupo de trabalho constituído para as homologações está avaliando os pedidos recebidos. As empresas cuja certificação for emitida, terão seus nomes publicados nas edições do Diário Oficial, como já feito com a Clever Devices. A SPTrans também desta que o processo licitatório do SMGO está em fase de preparação e será lançado “em breve”.

Veja também

Por