Pela primeira vez na história, a Mercedes-Benz do Brasil e a encarroçadora Comil realizam uma parceira para exportar um pacote de dez ônibus urbanos para o transporte coletivo da Gâmbia, país da África Ocidental. Os chassis são do modelo OF 1730, com carroceria Svelto, e têm a previsão de começar a operar ainda no primeiro semestre deste ano na frota do cliente Gâmbia Transport Service Company (GTSC).
“O mercado da África vem dando sinais claros de preferência pelo produto brasileiro, reforçando a qualidade da indústria nacional. Gâmbia é o quarto país em que a Comil inaugura suas vendas nos últimos meses”, afirma Leonardo Soares, gerente comercial da Comil responsável pelas vendas no continente. O projeto foi desenvolvido especialmente para atender as exigências e especificações do país.
“É com muita satisfação que nós seguimos, cada vez mais, expandindo os nossos negócios de ônibus em diversas regiões do mundo, como a África, atendendo às necessidades dos clientes de acordo com a realidade local”, afirma Rogério Sousa, gerente de vendas e pós-vendas para exportação de veículos, peças e serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, por meio da parceria com a Comil, estamos levando soluções para as demandas de novos clientes, assegurando toda a qualidade, conforto e robustez que os produtos da nossa marca podem proporcionar”.
O chassi OF 1730 apresenta motor OM 926 LA eletrônico, entre eixos de 5950 mm, 17 toneladas de PBT e câmbio automático. Além disso, possui itens tecnológicos de segurança como o freio ABS. A carroceria Comil Svelto, por sua vez, traz em sua composição 36 lugares para os passageiros, assim como cabine para o cobrador, itinerário eletrônico, luminárias de led, unidades USB instaladas ao longo do ônibus, duas telas de 15 polegadas e duas portas de acesso, sendo uma frontal e outra no centro do veículo.
Atualmente, o cliente GTSC tem forte participação nas operações do transporte coletivo urbano na Gâmbia. Por conta disso, fornecer ônibus brasileiros da Mercedes-Benz para a região representa um marco na história do transporte de passageiros no país, segundo a montadora.
“Com essa venda, vamos fomentar novos negócios nesse mercado, conquistando, a longo prazo, novos clientes no continente africano. Pretendemos, assim, ampliar e diversificar ainda mais a participação de mercado da Mercedes-Benz do Brasil nas exportações e garantir a melhor experiência do cliente durante a operação dos seus veículos”, diz Rogério Sousa.