A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp) lançou, em dezembro de 2021, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Passageiros (ComJovem). A iniciativa visa capacitar e ampliar a participação no setor desses profissionais, sucessores das empresas que fazem parte da federação e dos sindicatos que a compõem, e prepará-los para as mudanças e transformações pelas quais o segmento passa.
O 1º encontro presencial do grupo foi realizado na sede da Fetpesp, no dia 31 de março, e teve como objetivo integrar os participantes e definir os próximos passos da Comissão. Na abertura do encontro, o consultor de Inovação da entidade, Anderson Oliveira explicou que a comissão, uma iniciativa de sucesso e já consolidada no setor de cargas, inspirou a federação a expandir o projeto também para o segmento de passageiros.
“O intuito é promover a união, o networking entre as operadoras, a busca de soluções e inovações, bem como trazer esses jovens para dentro da Federação, de modo que eles tomem ciência das inúmeras ações promovidas pela entidade e pelo setor em prol das empresas, e que de posse dessas informações sejam agentes replicadores em suas respectivas organizações”, detalhou o consultor.
A ComJovem será composta por comitês divididos por áreas: inovação, comunicação e eventos, sustentabilidade, financeiro e conselho fiscal, jurídico e de pessoas, com a participação dos executivos de acordo com a sua área de atuação ou afinidade. Já as reuniões do grupo serão periódicas e de acordo com a necessidade e pauta.
Para a diretora de comunicação da Viação Paraty e coordenadora e idealizadora da ComJovem no transporte de passageiros , Luciana Herszkowicz, a união desses jovens empresários vai fazer a diferença para o setor, pois trata-se de um projeto motivador e inspirador, que vai gerar discussão, inovação e engajamento. “Esse primeiro encontro deixou um saldo extremamente positivo, tendo em vista o envolvimento e participação dos presentes com o projeto”, contou a coordenadora.
Entretanto, segundo Luciana, ainda há muito trabalho pela frente. “O nosso objetivo é que o movimento, que teve início no estado de São Paulo, cresça nacionalmente e conte cada vez mais com a participação desses jovens, responsáveis pelo crescimento e futuro do setor”.
Sucessão familiar –
O encontro contou com palestra da diretora administrativa da empresa Ouro e Prata, Luana Fleck, que abordou a questão da sucessão familiar e a importância da governança corporativa, temas mais que oportunos para um grupo de jovens herdeiros.
De acordo com Luana, no Brasil, onde 90% das empresas têm perfil familiar e estão no mercado há mais de 60 anos, o grande desafio é conciliar a experiência das gerações anteriores e trazer para as organizações novas tecnologias e uma visão de futuro diferenciada, em um cenário marcado por constantes mudanças. Nesse contexto, o jovem sucessor pode dar uma grande contribuição e agregar valor para a empresa da família.
Para a diretora, para que o processo sucessório tenha sucesso é essencial que a empresa esteja saudável, gerando resultados e sem conflitos familiares graves; com todos os membros em condições físicas e emocionais para participar do processo; com os sucessores motivados e o sucedido com um projeto de vida.
Para Luana, o pior momento para se iniciar um processo sucessório é quando há desconfortos sérios de ordem familiar; conflito societário; falta de um modelo de gestão que oportunize a continuidade e crescimento da empresa; herdeiros despreparados para dar continuidade aos negócios e em caso de falecimento de um dos familiares. “A empresa familiar é diferente de outros tipos de empresa, pois tem alma e tem história, que é passada de geração em geração”, enfatizou.
Iniciativa no transporte de cargas–
O coordenador nacional da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas (ComJovem), André de Simone, que compartilhou com os sucessores do transporte de passageiros a sua experiência de mais de 15 anos com os executivos de cargas.
Segundo André, a Comissão, ligada à NTC & Logística, tem a função de capacitar, integrar, promover networking entre as empresas do setor e buscar soluções e inovações para o transporte rodoviário de cargas. Atualmente, conta com 28 núcleos em dez estados, cerca de 500 integrantes, mais de 420 empresas. “A nossa missão é atrair e desenvolver o jovem e executivo do transporte para assumir novas lideranças”, esclareceu o coordenador.
Com metas e papéis bem definidos, o grupo tem um calendário anual de eventos com reuniões técnicas, encontros nacionais, seminários itinerantes e visita à sede da CNT, em Brasília, entre outros. “No período de 2014 a 2021, foram realizadas 3.104 horas de reuniões, 331 visitas técnicas, 577 ações sociais – um dos elementos mais importantes da comissão – e publicados 241 artigos técnicos”, explica André.
Como participar–
As empresas de transportes de passageiros que desejam indicar o seus representantes podem entrar em contato com a Fetpesp pelo whatsapp (11) 9 4155 8008.