Mercedes-Benz entrega 37 ônibus articulados para BRT no México

Os veículos foram fabricados em São Bernardo do Campo (SP) e irão circular nas cidades mexicanas de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no estado de Jalisco

A Mercedes-Benz do Brasil enviou 37 ônibus articulados O 500 MA para o México. Os veículos, produzidos na fábrica São Bernardo do Campo (SP), são para aplicação urbana e irão operar no sistema de transporte BRT do país, que vai atender os municípios de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no estado de Jalisco. Segundo o fabricante, esta é uma das maiores entregas de chassis articulados em um único pacote para a região.

“É com muita alegria que nós estamos enviando esse volume de ônibus para o México, fornecendo veículos que sejam adequados para operação no sistema de transporte BRT”, afirma Rogério Sousa, gerente de vendas e pós-vendas para exportação de veículos, peças e serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Além disso, também estamos reforçando a nossa participação no país ao levar soluções que assegurem toda a qualidade, conforto, segurança e robustez que os produtos da nossa marca podem proporcionar”, complementa.

Os chassis O 500 MA articulados fazem parte do programa de renovação de frota do transporte público em Guadalajara, que está em andamento desde 2020, no qual a Mercedes-Benz tem participado ativamente junto com sua rede de distribuidores. O objetivo é renovar um volume de 800 ônibus, dos quais a marca detém cerca de 62% de participação. 

“Agradecemos a confiança dos clientes, das transportadoras e das autoridades do Governo de Jalisco, que vêm contribuindo para a mobilidade da população, sempre preocupados em oferecer um transporte inclusivo, de qualidade e com segurança”, afirma Raul de la Parra, gerente de vendas BRT da Mercedes-Benz Ônibus no México.

“Nós da Mercedes-Benz também estamos reafirmando o nosso compromisso com a mobilidade ao estarmos inseridos em um dos projetos mais importantes de sistemas BRT dos últimos anos e o mais relevante para ônibus articulados na região, garantindo um transporte público que os passageiros da Região Metropolitana de Guadalajara merecem.”

Os chassis possuem transmissão automática com retarder integrado, suspensão a ar e freio ABS. Com o comprimento de 18 metros e capacidade para 160 passageiros (40 sentados e 120 em pé). Os veículos estão configurados com motor OM 457 LA Euro 5. Além disso, os ônibus também apresentam espaços exclusivos para mulheres, pessoas com deficiência e cães-guia, contando com separação total entre motoristas e a área de passageiros.

Com uma extensão de 41,5 quilômetros, 40 estações e capacidade para movimentar até 400 mil pessoas por dia, o novo modelo de transporte por onde os ônibus vão circular também ligará as cidades de Tonalá e Tlajomulco por meio de um sistema integrado de rotas alimentadoras e complementares junto aos munícipios da região metropolitana de Guadalajara.

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