No ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil exportou 3.129 chassis de ônibus para países da América Latina e de mercados overseas, como o Oriente Médio e Norte da África (MENA), o que representa mais de 13% de crescimento na comparação com os 2.761 chassis em 2020. No total, a empresa exportou 11.155 veículos comerciais em 2021 (ônibus e caminhões), com incremento de 53% nas vendas sobre o ano anterior.
“Esses números consolidam a Mercedes-Benz do Brasil como uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do país, reafirmando uma tradição de mais de 60 anos de vendas de seus ônibus e caminhões para o mercado internacional”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Apesar dos desafios de abastecimento e logística, em conjunto com nossos parceiros focamos em fortalecer ainda mais nosso negócio de exportação.”
América Latina-
Na América Latina, a expansão foi ainda mais significativa. “No caso do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, localizado junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. “Mesmo assim, registramos o incremento de quase 78% nas nossas exportações de chassis Mercedes-Benz. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na região”.
“Por meio de nossa consultoria de ônibus para a América Latina, a Mercedes-Benz busca sempre entregar a melhor solução de transporte para cada país com produtos inovadores, que oferecem segurança e o melhor custo benefício, além de conforto aos passageiros”, diz Jens Burger.
Segundo a companhia, o Centro Regional América Latina foi criado com o propósito de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais da Daimler Truck na região. A unidade disponibiliza serviço de vendas e de pós-venda totalmente dedicado e exclusivo, oferecendo aos clientes soluções inteligentes para o transporte de cargas e de passageiros por meio de inovação e tecnologia.
Essa unidade de negócios exporta caminhões e ônibus para mais de 40 países da América do Sul, América Central e Caribe. Atualmente, Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina.
O Centro Regional América Latina é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Trucks & Buses na Alemanha, EUA, Japão e Índia. O centro representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades globais da Daimler.