O Centro Tecnológico Randon (CTR) – um complexo de desenvolvimento, testes e homologação de produtos para a indústria de mobilidade do país – renovou a parceria com a Marcopolo. Na nova fase do acordo, a fabricante de carrocerias de ônibus revitalizou completamente o espaço reservado para o seu centro de tecnologia avançado, onde atuam engenheiros da equipe própria com a orientação e suporte do time de engenharia do centro.
Para o gerente do Centro Tecnológico Randon, Joel Ciapparini, esse movimento reforça o conceito de atuação do centro, conhecido como “one stop shop”, com a oferta de um conjunto completo de soluções em engenharia, capacidade de testes e ensaios técnicos e investimentos voltados para a eletromobilidade.
“Neste formato de parceria que constituímos com a Marcopolo, podemos disponibilizar serviços de engenharia ágeis e integrados, com equipes multidisciplinares e recursos estruturados, garantindo mais confiabilidade e segurança aos produtos e veículos testados no nosso centro”, destaca.
O diretor de operações industriais da Marcopolo, Luciano Resner, celebra a renovação da parceria, iniciada entre a companhia e as Empresas Randon há quatro anos. “A ação contribui com a excelência de nossa performance e é crucial para que nossos projetos sejam testados com cuidado e eficiência. Na Marcopolo, tradicionalmente, nos atentamos ao custo total da operação (TCO), por isso consideramos fundamental aliar a performance do produto, à facilidade de manutenção e à confiabilidade”, frisa o executivo.
Nos últimos anos, o Centro Tecnológico Randon recebeu investimentos em todas as suas instalações, entre pistas de testes, aumento da capacidade de laboratórios e aquisição de equipamentos para variadas aplicações. Uma das mais recentes inovações implementadas, além das pistas de VDA e ABS, foram os novos equipamentos para medição de consumo de combustível.
De acordo com a empresa, um dos destaques são as tecnologias para o mercado da eletromobilidade, com serviços como medição de autonomia de veículo elétrico, validação dos graus de proteção da bateria, autenticação da durabilidade do sistema eletromecânico, validações funcionais do conjunto powertrain, entre outros testes seguindo as principais normas automotivas brasileiras e internacionais.
“Colocamos à disposição dos nossos parceiros o que há de mais atual em termos de estrutura e equipamentos, atendendo de forma completa suas necessidades”, salienta o diretor do CTR e diretor de tecnologia e inovação de produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira. O CTR atende as principais empresas da indústria da mobilidade, como montadoras de veículos leves e comerciais, além de fabricantes do setor agrícola, sistemistas automotivos e companhias que buscam validações e testes normativos de diversos segmentos.