Um estudo coordenado pela Marcopolo, em parceria com a Enel-X, uma empresa de soluções em energia, e com a concessionária de transporte público de Brasília, a Urbi Mobilidade Urbana, irá avaliar a viabilidade técnica da utilização de ônibus totalmente elétricos em Goiânia e na sua região metropolitana. O ônibus articulado que será utilizado nos testes foi apresentado pelas empresas ao governo de Goiás.
De acordo com o governo de Goiás, o objetivo é promover a eletrificação da frota de transporte coletivo. O governador Ronaldo Caiado ressalta que o projeto não será apenas a compra de ônibus elétricos, mas sim a mudança do conceito de transporte coletivo em Goiânia.
“Nós seremos os primeiros no Brasil a implantar, a passos acelerados, o transporte com ônibus elétrico, mas também tratando das tarifas, da qualidade de nossas plataformas, da condição de melhor deslocamento de cada um que usa transporte público no Estado de Goiás”, observa.
Essa é mais uma etapa do processo de estudos para o desenvolvimento de uma proposta de modernização da frota da região, com a utilização de uma tecnologia de ônibus elétricos. O trabalho conta ainda com a circulação de um ônibus articulado sem passageiros, no período de 30 dias.
As viagens vão permitir que sejam feitas análises dos indicadores operacionais de manutenção do veículo e identificará como funciona o sistema eletrônico na região. A ação auxilia ainda na verificação da autonomia do veículo, com avaliação do tempo de carregamento, custo da operação, além de treinamentos internos e aprimoramento dos conhecimentos a respeito dos eventuais desafios de uma frota elétrica.
“Esse trabalho reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade, queremos estruturar projetos com empresas responsáveis por ditar os novos rumos da mobilidade. Trata-se de uma iniciativa alinhada ao nosso Plano Estratégico 2020/2025, que tem a eletrificação de veículos como um dos pilares. Queremos ir além da produção de carrocerias, vamos investir em tecnologias inovadoras, como sistemas de mobilidade e projetos de eletromobilidade”, pontua João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.
O diretor da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso, explica que a eletrificação do setor de mobilidade urbana é uma tendência crescente e irreversível. “Este é o primeiro ônibus elétrico que trazemos para Goiás, e para Enel X é um grande privilégio participar deste marco histórico do estado. Reforça o compromisso que o Grupo Enel tem com Goiás. A mobilidade elétrica urbana é fundamental para o desenvolvimento das cidades inteligentes, que integram sustentabilidade e conectividade a serviço do bem-estar e da qualidade de vida da população”, ressalta.
Posicionada como um novo player no mercado de eletromobilidade, a Marcopolo aposta na prospecção, no fomento de iniciativas, em investimentos, além de parcerias estratégicas com projetos públicos ou privados.
“Estamos focados no desenvolvimento de negócios inovadores e tecnologias de alto potencial. Investimos e desenvolvemos projetos adjacentes ao core business da companhia, isso fortalece a nossa atuação no mercado e proporciona um crescimento e retorno estratégico para a Marcopolo”, reforça Ledur.
Atualmente, a Marcopolo conta com 370 veículos elétricos e híbridos em circulação por diversos países, incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil, são 75 veículos. Entre as iniciativas focadas na eletrificação de veículos da companhia, está o Attivi, primeiro ônibus elétrico produzido com chassi da companhia no Brasil, desenvolvido com tecnologia nacional e importada.
“Os veículos elétricos fazem parte de uma tendência mundial e atuamos ativamente para inserir a companhia nesse cenário. Há alguns anos, nossas equipes estão envolvidas em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis”, explica o diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.
O ônibus-teste é articulado e conta com chassi da BYD e carroceria da Marcopolo. O modelo D9W tem 23 metros de comprimento e capacidade para transportar 170 passageiros, sendo 59 sentados, com espaço reservado para cadeirantes. A versão conta com ar-condicionado, carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos.
O ônibus conta com iluminação externa e faróis em full led e tecnologia embarcada e equipamentos como as seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos. O sistema permite que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança e garantindo mais conforto na viagem.
Outro diferencial é a coluna de direção regulável, estrutura que permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia. As portas seguem rigorosos padrões de segurança e são equipadas com sensores, o que evita que se fechem quando é identificado qualquer movimento próximo e ajuda a melhorar o momento de embarque e desembarque.