A Mercedes-Benz do Brasil entregará, entre o final de 2021 e meados de 2022, as 30 primeiras unidades do novo chassi OF 1730 com entre eixo alongado de 6.500 mm para o Peru. A novidade já havia sido anunciada na Lat.Bus & Transpúblico desse ano quando a empresa sinalizou que passaria a oferecer uma nova versão do produto para fretamento, turismo e transporte intermunicipal fabricada em São Bernardo do Campo (SP). Assim, atende à regulamentação de alguns mercados latino-americanos que não permitem mudanças estruturais ou dimensionais durante o processo de encarroçamento do ônibus.
Com o entre eixo mais longo, a Mercedes-Benz amplia seu portfólio de ônibus com uma solução de fábrica que pode receber carrocerias entre 12,8 e 13,2 metros de comprimento. Dessa forma, transporta o mesmo número de passageiros que um OF 1730 com entre eixo de 5.950 mm, da configuração anterior, garantindo maior espaçamento entre os assentos. De acordo com a necessidade dos clientes, também é possível aumentar para até 49 o número de bancos, permitindo maior capacidade de passageiros e otimizando a operação das empresas.
“Estamos muito contentes com a venda e entrega das primeiras unidades do nosso OF 1730 com entre eixo alongado para o Peru”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Atendendo às necessidades dos nossos clientes por um ônibus com motor dianteiro de maiores dimensões em seu espaço interno, estamos trazendo uma nova opção para todo o mercado latino-americano, com maior capacidade de passageiros e ainda mais conforto”.
O veículo apresenta 17 toneladas de PBT, motor de 300 cv e traz itens de segurança como freio ABS, Top Brake, retardador Telma, além de opcionais como tacógrafo, suspensão em molas semi-elípticas na traseira e dianteira do chassi, coluna de direção regulável, preparação para ar condicionado e tanque de combustível com capacidade para 300 litros.