As operações internacionais da Marcopolo foram o destaque no terceiro trimestre deste ano. A companhia teve crescimento de vendas em praticamente todas as operações no exterior, que alcançaram R$ 284,7 milhões no terceiro trimestre, ante R$ 164 milhões no terceiro trimestre de 2020, um aumento de 73,6%. Já a produção nos mercados externos somou 696 ônibus, quase o dobro do total produzido no terceiro trimestre do ano passado.
“A Marcopolo Argentina manteve produção acelerada de urbanos, entregando resultados consistentes, que devem aumentar no quarto trimestre. A Marcopolo África do Sul conseguiu atingir o ponto de equilíbrio a partir da reestruturação da operação, também com perspectivas positivas para os próximos trimestres. A Marcopolo China mostra retomada gradual de vendas, inclusive com a abertura de novos mercados”, afirma José Antonio Valiati, CFO e diretor de relações com investidores da Marcopolo.
No Brasil, os resultados do terceiro trimestre de 2021 foram impactados pela concessão de férias coletivas, motivadas pela falta de componentes eletrônicos que afeta o setor automotivo. A produção consolidada da companhia foi de 2.210 veículos no terceiro trimestre de 2021, sendo 1.514 ônibus no Brasil, volume 50,6% inferior à do terceiro trimestre de 2020 (3.064 unidades).
A Marcopolo manteve sua liderança na produção brasileira de carrocerias de ônibus mesmo com a interrupção das atividades por conta das férias. A produção deverá se acelerar no quatro trimestre de 2021, com aumento das vendas voltadas a rodoviários pesados e exportação, bem como pelo retorno das encomendas do programa Caminho da Escola.
“Estamos habilitados a fornecer 3,9 mil veículos, ou seja, 2,5 mil micros e 1,4 mil Volares, de um total de sete mil ônibus licitados pelo programa federal este ano. Já começamos a fabricar esses veículos e a expectativa é positiva para o quatro trimestre deste ano e para o primeiro semestre de 2022, considerando o alto volume de adesões por parte dos municípios”, relata Valiati.
No terceiro trimestre de 2021 foram registrados 2.341 veículos na receita líquida, sendo 1.421 faturados no Brasil (60,7% do total), 224 exportadas a partir do Brasil (9,6%) e 696 no exterior (29,7%).
O lucro bruto consolidado do terceiro trimestre de 2021 atingiu R$ 72 milhões, com margem de 9,5%, ante R$ 136,7 milhões, com margem de 16,3%, no terceiro trimestre de 2020. A margem bruta foi afetada por ajustes no quadro de pessoal, menor volume de exportações, maior representatividade da receita do segmento Volare e pelo mix mais leve de produtos, especialmente no segmento de rodoviários, com vendas concentradas no fretamento. O Ebitda totalizou R$ 95,1 milhões no terceiro trimestre de 2021, com margem de 12,6%, e o lucro líquido alcançou R$ 107,1 milhões, com a contribuição de eventos não recorrentes.
“Mesmo neste contexto crítico gerado pela pandemia, seguimos realizando investimentos estratégicos que permitiram ganhos de eficiência, qualidade e lançamento de produtos inovadores, incluindo a exploração de novos modais, como o transporte sobre trilhos. O desafio se renova em um cenário de persistente elevação de custos, porém hoje a Marcopolo se encontra dimensionada para retomar a trajetória de sucesso que marca sua história”, conclui o executivo.
Com o arrefecimento da pandemia, a companhia observa um ambiente adequado para recuperação gradual dos resultados e segue confiante quanto às perspectivas para o próximo ano.