Scania está confiante na retomada do mercado de ônibus

Na avaliação da empresa, os clientes dos segmentos urbano, fretamento ou rodoviário estão voltando para efetivar compras e planejar entregas para o ano que vem e esse processo gradual de retomada deverá permanecer ao longo de 2022

A Scania está otimista com o mercado de ônibus no segundo semestre de 2021 e para o ano de 2022 com a retomada gradual de vendas. Diante do impacto negativo causado pela pandemia da Covid-19 as empresas tiveram  que postergar a renovação e a ampliação das frotas, mas agora estão voltando a comprar e negociar lotes para o ano que vem.

“Os clientes de ônibus, tanto urbano, fretamento ou rodoviário, estão voltando a nos procurar para efetivar compras e planejar entregas para o ano que vem. Está sendo um processo gradual de retomada e que deverá permanecer ao longo de 2022. Imaginamos que uma recuperação efetiva do setor ainda leve pelo menos dois anos”, comentou Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.

A estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de que haverá alta de 13% nas vendas da indústria em 2021 na comparação com o ano anterior.

Para Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania no Brasil, o avanço do plano nacional de vacinação contra a Covid-19 tem sido fundamental para esta retomada gradual do mercado rodoviário.

 “De modo geral, o cliente já tem notado o aumento do fluxo de passageiros. A vacina está dando mais tranquilidade para os deslocamentos por ônibus. Além disso, os operadores têm investido em medidas que seguem as regras sanitárias para evitar o contágio. O veículo está sendo entregue ao cliente ainda mais seguro por dentro e por fora. E o passageiro tem reconhecido o empenho nestas atualizações”, disse Mendonça.

Outra consequência positiva da imunização mais ampla acontece no segmento do turismo, que registra uma movimentação mais acelerada do que no primeiro semestre.

“Mesmo assim, uma parte acostumada a viajar a turismo por ônibus ainda está esperando mais um pouco para voltar. Contudo, o último trimestre, que alavanca a preparação das viagens de fim de ano, Natal, Ano Novo e férias de janeiro, será bem aquecido. As empresas também estão fazendo sua parte, investindo em medidas seguras de higienização e distanciamento de poltronas”, explicou Mendonça.

Por outro lado, com a volta cada vez mais frequente dos trabalhadores aos locais de trabalho físico, seja em período integral ou parcialmente em home office, a consequência é o aumento exponencial do fretamento, das consultas e compras.

Nos urbanos, a expectativa é também de alta, em 2021 e em 2022, com maior busca pelas opções sustentáveis. “Temos as linhas a gás (natural ou biometano) urbana e rodoviária e notado o interesse crescente do cliente e dos órgãos gestores. A mobilidade urbana mais sustentável, descarbornizada, com cidades cada vez mais inteligentes e integradas com a digitalização, não pode depender apenas do diesel como matriz energética. Estamos preparando nossos futuros produtos para estarem ainda mais inseridos neste contexto. Precisamos ofertar não um ônibus puramente de apelo futurista, mas que traga uma solução ao diesel que caiba no bolso do operador”, salientou Munhoz. 

Na avaliação de André Oliveira, gerente de vendas e marketing de ônibus da Scania América Latina, da forma como as coisas estão evoluindo em médio e longo prazo a eletrificação será uma realidade. “Mas acreditamos na convivência de diversas fontes de combustível. O futuro do transporte sustentável, mais do que elétrico, será eclético, com soluções plurais adaptadas a cada realidade e a cada sistema”, destacou.

“Além das tecnologias dos veículos, temos que pensar em criar sistemas cada vez mais inteligentes, mais eficientes e baseados na digitalização e com foco na segurança dos passageiros. Podemos fazer melhor uso dos veículos e trazer benefícios para a população, com viagens mais rápidas, confortáveis e seguras”, disse Oliveira.

Oliveira citou o exemplo do Transmilênio, corredor de ônibus de Bogotá, na Colômbia, que é uma referência em sistema BRT e tem como objetivo a renovação da frota com foco em reduzir as emissões. Para este sistema, a Scania já vendeu 741 ônibus – 562 biarticulados e 179 articulados. Para a linha alimentadora já foram entregues 1.049 ônibus padron de 12 metros.

No seu estande virtual na Lat.Bus Transpúblico 2021 a Scania exibiu a sua variedade de produtos, composta por quase 30 modelos de chassis indicados ao transporte urbano, intermunicipal, fretamento, rodoviário e de turismo, além dos modelos a gás para o mercado de urbanos e rodoviários.

“A nossa linha oferece o menor custo total de operação do mercado no ciclo de vida do veículo, além de conforto, segurança e comodidade excepcionais para garantir uma ótima experiência ao motorista e aos passageiros. Para isso, nossa rede está sempre atualizada e preparada para entender com profundidade as necessidades do operador”, afirmou Mendonça. No ranking de vendas Scania por modelo, os mais vendidos no ano são os rodoviários K 400 6×2 e o K 440 8×2.

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