O governado de São Paulo entregou na segunda-feira, 2 de agosto, 116 ônibus que irão circular em Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os novos veículos integrarão o sistema intermunicipal de concessão do ABC (antiga área 5), gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.
A renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 55,3 milhões a ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD. Os novos ônibus, todos com carroceria Caio Apache Vip e ar-condicionado, vão atender 97 linhas metropolitanas na região e cerca de 110 mil pessoas diariamente.
Todos os 116 veículos entregues são fabricados com motor Euro V, com tecnologia para menor emissão de partículas poluentes em veículos movidos à diesel, 20 dispõem de suspensão a ar. Câmeras nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança aos motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.
BRT ABC – O investimento privado na renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos e melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto como contrapartida à prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido pelo Governo do Estado. O pacote inclui a construção do BRT ABC no valor estimado de R$ 860 milhões em investimentos privados. O sistema está previsto para operar plenamente a partir de 2023 com faixas exclusivas e corredores em 17,3 km de extensão ligando o centro de São Bernardo à capital. O pacote ainda contempla a reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remanescente que opera na região.
A seguir, as principais características do projeto:
– Custo total de implantação: R$ 860 milhões.
– 17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul, Terminal Tamanduateí (São Paulo) e Terminal Sacomã (São Paulo).
– Integração com a CPTM, Metrô, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.
– 20 estações e três terminais.
– 170 mil passageiros por dia.
Tempo de percurso:
Expresso: 40 minutos.
Semi-expresso: 43 minutos.
Parador: 52 minutos.
Intervalo entre os ônibus:
Expresso: 08 minutos (pico).
Semi-expresso: 03 minutos (pico).
Parador: 04 minutos (pico).
Velocidade média prevista:
Expresso: 25 km/h.
Semi-expresso: 23 km/h.
Parador: 19 km/h.
Estrutura prevista:
– Vias segregadas e faixas exclusivas com pavimento rígido de concreto;
– Circulação na faixa à esquerda das principais avenidas de pista dupla já existente;
– Todos os veículos com portas à esquerda;
– Estações com acesso em nível (veículos de piso baixo);
– Cobrança de Tarifas fora dos veículos para diminuir o tempo de embarque;
– Não deverá haver pontos à direita nas vias onde passará o BRT;
– Estações terão pontos de ultrapassagem entre os ônibus;
– Identidade visual própria dos veículos;
– Estações envidraçadas com ar-condicionado, internet grátis (wi-fi); painéis com previsão de chegada dos ônibus;
– CCO (Centro de Controle Operacional) no Terminal de São Bernardo do Campo;
– Cada via de ônibus terá 3,5 metros de largura; cada ônibus tem entre 2,5 metros e 2,6 metros de largura.