A Volkswagen Caminhões e Ônibus expande o portfólio de ônibus para o transporte urbano, como o Volksbus 15.190 ODS, equipado com suspensão pneumática integral. O modelo, que foi desenvolvido para atender à demanda das grandes cidades, também é voltado para o fretamento.
De acordo com a fabricante, o chassi é o único neste segmento a contar com a suspensão a ar, o que proporciona mais conforto, melhor custo-benefício, manutenção simplificada e, consequentemente, mais disponibilidade do veículo. A suspensão dianteira traz dois bolsões e a traseira conta com quatro, além de amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.
“O Volksbus 15.190 ODS é o resultado da proximidade com nossos clientes. Foi ouvindo os operadores de transporte das grandes cidades e mapeando as suas necessidades que desenvolvemos o mais novo chassi da marca, que estreia no transporte urbano de passageiros para combinar a robustez reconhecida dos chassis Volkswagen ao conforto para os motoristas e passageiros”, comenta Jorge Carrer, diretor adjunto de vendas de ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O chassi é equipado com motor MAN D08, com 186 cv e 700 Nm do torque, sendo que mais de dois milhões de veículos no mundo utilizam esse propulsor, que equipa mais de 200 mil veículos no Brasil. A transmissão manual ZF de sete marchas (seis marchas à frente e uma ré) é associada ao sistema de cabos e auxílio pneumático.
O Volksbus 15.190 é voltado para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias. Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento. Segundo a Volkswagen, com a suspensão pneumática dianteira e traseira, o modelo é ideal para as linhas de fluxo intermediário, com menores intervalos entre os embarques.