O primeiro chassi de ônibus totalmente fabricado no país, o LP 312, saiu da linha de montagem da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), em 1956. Nesses 65 anos, a empresa já comercializou mais de 500 mil ônibus nos mercados interno e externo

A marca oferece amplo portfólio, que vai de de micro-ônibus a superarticulados para transporte coletivo, de ônibus rodoviários 4×2 a modelos 6×2 e 8×2 para carroçarias High Decker e Double Decker

Quase 65 anos depois da Mercedes-Benz do Brasil lançar o primeiro chassi de ônibus fabricado no país, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) produz um amplo portfólio de veículos, como o chassi de ônibus da linha O 500.

A marca oferece aos clientes uma completa linha de ônibus formada por modelos LO e OF com motor frontal, OH e família O 500 com motor traseiro. São micros, ônibus convencionais, padron, super padron, articulados e superarticulados, que se traduzem em soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

Para o segmento rodoviário, a Mercedes-Benz oferece vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. Além disso, fornece chassis de ônibus para atender licitações públicas, como o programa Caminho da Escola.

Mais de 500 mil ônibus vendidos

“Nesses 65 anos, já são mais de 500 mil ônibus da marca vendidos no mercado interno e nas exportações. Somente o chassi OF 1721 superou o volume de 100.000 unidades emplacadas. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos”, conta Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Atualmente, seis em cada dez ônibus em circulação pelas cidades e estradas do Brasil levam a estrela de três pontas e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade, conquistando assim a expressiva preferência das empresas do segmento e a satisfação dos passageiros”.

Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro” e numa forte atuação nas redes sociais, a Mercedes-Benz busca mobilizar os diversos players do segmento de ônibus – empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros – para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental, para hoje e para o futuro.

Segurança ativa

Com o avanço das novas tecnologias, a marca desenvolveu soluções em segurança ativa para ônibus rodoviários. Recentemente, por exemplo, introduziu no Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para alguns modelos rodoviários O 500.

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.

“O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, motoristas e outros veículos da via”, destaca Roberto Leoncini. “Graças à atuação dos sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente em até 200 metros, mesmo numa situação de neblina. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego. É o pioneirismo da Mercedes-Benz em todos os sentidos”.

O pacote de tecnologia de segurança e de conforto dos ônibus rodoviários O 500 inclui ainda: AEBS – Advanced Emergency Braking System (sistema de frenagem de emergência), LDWS – Lane Departure Warning System (sistema de aviso de faixa), TPMS – Tyre Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), assistente de partida em rampa, Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), suspensão com sistema anti-tombamento, ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, freios a disco e Power Mode, recurso que oferece mais segurança em ultrapassagens.

Veja também