A fabricante de soluções para climatização para ônibus VMG Aires, de Joinville (SC), criou um produto para circulação efetiva do ar, reduzindo o risco de contaminação pelo coronavírus no interior dos ônibus durante as viagens.
Chamado de Sistema FFA Full Fresh Air (patente requerida), o dispositivo é capaz de captar 100% de ar externo, filtrar, climatizar e insuflar no sistema de dutos do ônibus. A nova tecnologia é acoplada ao sistema de ar-condicionado do veículo, permitindo que a área que capta ar do salão de passageiros seja totalmente fechada, pois a recirculação do ar é responsável por proliferar a contaminação.
Os equipamentos de ar condicionado convencionais tem uma vazão média de renovação do ar de 25%. Com esta nova tecnologia desenvolvida pela VMG Aires, a renovação do ar chega a 100%, melhorando a IAQ (Qualidade do Ar Interior) que possibilita um fluxo vertical sobre os passageiros com insuflamento de ar puro nas saídas individuais e extração do ar viciado junto ao piso. Recentemente, a Busscar instalou nos seus veículos os aparelhos VMG Aires, com o objetivo de oferecer conforto e segurança para os passageiros.
Rapidamente, o ar fresco é distribuído uniformemente por todo o veículo. Cada passageiro tem um microclima com ar fresco e climatizado, sem o uso de nenhum líquido ou produto químico. No ambiente total, o volume interno de ar, que poderia ter alguma concentração de microrganismos patogênicos, é diluído por ar fresco, colaborando para a redução de contaminação e CO² e compostos orgânicos voláteis (VOC).
A utilização do Sistema FFA Full Fresh Air no sistema de ar-condicionado dos ônibus não elimina os cuidados de higienização dos veículos e das pessoas, como o uso de máscara e higienização das mãos.