A Turis Silva começa a operação do primeiro ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano para o fretamento. O objetivo da empresa é introduzir veículos movidos a combustíveis sustentáveis e colaborar para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Resultado da parceria da Marcopolo e da Scania, o veículo será utilizado na operação de fretamento contínuo, na rota de Porto Alegre-Charqueadas, transportando colaboradores da unidade de aços especiais da Gerdau localizada em Charqueadas, Rio Grande do Sul.
Com foco na sustentabilidade, a iniciativa também coloca a Turis Silva como uma empresa que se destaca no uso de combustíveis limpos. “No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro”, diz Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes.
“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção produtos e soluções inovadoras. Nestes 120 anos de história da Gerdau, sempre consideramos a sustentabilidade um dos eixos centrais do nosso modelo de negócios”, afirma Vinicius Moura, gerente-geral de suprimentos da Gerdau.
“O início de operação do novo ônibus é mais uma demonstração do investimento da Marcopolo no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para preservação ambiental e redução de emissões de gases de efeito estufa, e de soluções que atendam às necessidades específicas dos clientes”, destaca Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais MI e marketing da Marcopolo.
“A Turis Silva e seu pioneirismo contribuem e muito para que o transporte de passageiros se torne menos poluente. Essa parceria entra para a história e a fase mais importante se aproxima, que é o início da operação na Gerdau. A Scania vem liderado a transição para um sistema de transporte mais sustentável no Brasil. O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Agradecemos todo o suporte que a Casa Scania Suvesa tem dado desde o início desta ação transformadora”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.
O ônibus Marcopolo Paradiso New G7 1050, com chassi Scania K 320 4×2, de 320 cavalos de potência, desenvolvido para a Turis Silva tem capacidade para transportar 44 passageiros, em poltronas Semileito, e autonomia de cerca de 300 quilômetros. Além dos benefícios ambientais, o ônibus proporciona também economia no custo operacional. O fabricante explica que existe ainda interesse das distribuidoras de gás em fomentar a demanda da utilização do combustível. O novo ônibus movido a GNV e/ou biometano recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.
O veículo conta com itens Marcopolo BioSafe, plataforma criada pela encarroçadora com foco na biossegurança dos passageiros. Entre as soluções embarcadas estão o sistema UV-C para desinfecção do sanitário e sistema de ar-condicionado; cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.