O sistema de transporte coletivo, BRT Sorocaba, faz economia mensal de aproximadamente 35 mil litros de água no Terminal Vitória Régia, com o reaproveitamento de água da chuva, por meio de uma solução que possibilita uso sustentável de recursos hídricos.
No BRT, a água é aproveitada nas estações do corredor Itavuvu. Ela é armazenada em um reservatório de 35 m³ e seu uso é destinado para a limpeza interna do próprio terminal e para serviços de jardinagem. Além de contribuir para o consumo inteligente, o recurso implantado também ajuda na redução de custos com a manutenção predial do sistema.
“Somos uma empresa de transporte com consciência ambiental e sabemos que a água é um recurso fundamental para a vida. Estamos fazendo a nossa parte para preservar e incentivamos que todos façam o consumo consciente em suas casas, empresas e nos ambientes que frequentam. A sustentabilidade é uma missão coletiva. Se cada um realizar um pouco, conseguiremos fazer a diferença positivamente”, ressalta Manoel Ferreira, diretor de operações da Concessionária BRT Sorocaba.
Ferreira destaca que, o segundo trecho do sistema BRT, composto pelo terminal São Bento e o corredor Ipanema, que em breve será inaugurado, também seguirá os mesmos padrões de sustentabilidade já existentes no Terminal Vitória Régia, no corredor Itavuvu e nos corredores estruturais. São eles: água de reuso para limpeza interna e jardinagem, placas solares no terminal e estações para a geração de energia limpa, iluminação em LED, isolamento térmico para climatização adequada, além dos 37 novos veículos que estarão circulando possuem tecnologia para redução de poluentes e ruídos.