Trens das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô-SP são desinfetados

Substância aplicada diariamente no interior das composições é certificada pela Anvisa e reduz o risco de contágio no transporte público por bactérias e vírus, incluindo o coronavírus

Diariamente, antes de entrar em operação, os trens que circulam pelaViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô, respectivamente, passam por um processo inovador de higienização, em complemento à limpeza manual feita habitualmente.

Cada fresta e vão recebem, por meio de um sistema de nebulização, um produto específico para eliminar bactérias, fungos, germes e vírus, incluindo o coronavírus. A substância sanitizante lançada ao ar conta com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, comprovadamente, não oferece risco à saúde humana e nem ao meio ambiente.

O produto tem eficácia de 72 horas contra os microrganismos, embora sua névoa – seca – se dissipe em seis minutos no máximo. A rapidez e eficiência na sua utilização, além do fato de atingir locais que limpeza manual não alcança, como alguns pontos das alças pega-mão, são as principais vantagens desse sistema de sanitização.

A essa iniciativa se juntam outras medidas de prevenção no combate ao coronavírus nos trens, como a ação de higienização realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para conscientizar usuários sobre os cuidados contra a Covid-19.

Por meio do programa itinerante CIEE em Movimento, promotores oferecem álcool em gel para a limpeza adequada das mãos, além de orientações sobre prevenção do contágio pelo coronavírus. A ação está presente em nove estações das linhas durante março. Colaboradores das concessionárias dão apoio ao CIEE para evitar aglomerações e garantir o distanciamento físico. Importante ressaltar que nenhuma dessas iniciativas eliminam o uso de máscaras, obrigatório por lei desde março do ano passado.

“As concessionárias estão atentas ao máximo para reduzir o risco de contágio dos passageiros e, além dessas ações de higienização, têm compartilhado em suas estações e redes sociais informações confiáveis para orientar o público a se proteger contra a Covid-19”, diz Juliana Alcides, gerente de comunicação e sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Sobre a sanitização por nebulização, após a adoção do sistema pela ViaQuatro e ViaMobilidade, em novembro último, a medida foi estendida à CCR Metrô Bahia, empresa responsável pela operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que também integra o grupo CCR.

Veja também

Por