Mercedes-Benz lança ônibus padron de 14 metros

O modelo 0 500 R Super Padron é indicado para sistemas de transportes que utilizam corredores e faixas exclusivas, principalmente as vias segregadas de BRT

Sonia Moraes

A Mercedes-Benz do Brasil apresentou hoje o novo chassi de ônibus. É o modelo Super Padron 0 500 R 1830 para carrocerias de até 14 metros, com capacidade para 100 passageiros. Este veículo será posicionado como intermediário entre o modelo Padron 4×2 de 13 metros e o articulado 6×2 de 18 metros.

“O Super Padron é indicado para sistemas de transportes que utilizam corredores e faixas exclusivas, podendo rodar também em linhas normais, mas é mais indicado para vias segregadas de BRT porque tem piso alto”, disse Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Neste novo projeto de chassi, a Mercedes-Benz investiu R$ 1 milhão e inaugura nova categoria no mercado de ônibus com o modelo de 14 metros. Com pisto alto, este veículo pode receber até cinco portas na carroceria: três à direita, dando acesso pela calçada por degraus, e duas à esquerda, dando acesso pelos corredores, atendendo à altura das plataformas de embarque.

Os clientes podem escolher três versões de layout do novo Super Padron. Com 14 metros, pode ser configurado para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.

Uma outra versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. É indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores e as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.

Para mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, o Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. Outro ponto destacado pela fabricante é que a posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, o que facilita o acesso e também proporciona maior conforto aos motoristas.

Apesar de estarmos no pico da pandemia, com o segmento de urbanos vivendo a pior fase da sua história, o diretor da Mercedes-Benz afirmou que o novo ônibus O500 R Super Padron chega no melhor momento, com o objetivo de oferecer às empresas do segmento urbano um veículo que pode operar nos horários de picos e entrepico, visando otimizar os custos operacionais, devido a flexibilização do chassi 4×2. Segundo Barbosa, o custo de aquisição do Super Padron é 10% superior ao modelo Padron de 13 metros e 30% inferior a um modelo articulado.

O Super Padron traz novos recursos que antes equipavam somente os modelos rodoviários, como o volante multifuncional com teclas de comando, evitando que o motorista tire as mãos do volante para navegar no painel.

“A coluna de direção regulável oferece mais ergonomia para o condutor do veículo e o novo recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Isso se dá por meio de quatro pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor”, disse Barbosa.

O novo modelo de ônibus possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período – por exemplo, quatro minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.

Com motor OM 926 LA de 310 cv de potência e 1.200 Nm de torque, o novo Super Padron está equipado com caixa de câmbio automática ZF Ecolife de seis velocidades, acoplada com retarder. Este freio auxiliar, segundo Barbosa, visa para contribuir com a segurança.

O diretor da Mercedes-Benz afirmou que com este novo ônibus urbano da linha 0 500, a empresa busca  ajudar os clientes a superar os desafios da pandemia, que afetou a todos.

“No auge da quarentena, o segmento urbano sofreu queda de 75% no número de passageiros. Hoje, apenas 30% a 40% dos passageiros vem utilizando o ônibus nas cidades. No segmento rodoviário, a queda foi de 90% e, agora, o número de passageiros está entre 50% e 60%”, informou Barbosa.

Segundo Barbosa, o mercado espera que o aumento da vacinação reverta essa tendência. “Quando isso ocorrer, mais uma vez, estaremos ao lado dos clientes para oferecer as soluções mais adequadas ao novo cenário do transporte coletivo urbano, o que é o caso do O 500 R 1830 de dois eixos.”

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