A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco histórico de 50 anos dos chassis de ônibus da linha OF com motor frontal. O primeiro modelo, que começou a ser comercializado em 1971, foi o OF 1313, que deu início a uma linha para o transporte coletivo urbano, rodoviário, fretamento e escolar.
Ao longo dessas cinco décadas, foram emplacados mais de 256 mil modelos OF no mercado brasileiro, o que significa mais de cinco mil unidades por ano. Com um volume superior a 99 mil unidades emplacadas, o chassi OF 1721 é o campeão de vendas do segmento no país.
O OF-1721 teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas do mercado em todos esses anos. Entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5, este chassi de ônibus voltou a receber a denominação OF 1721.
“Graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa tradicional e histórica liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no país”, ressalta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Nesse período, os chassis da marca evoluíram em peso bruto total e potência do motor, além de receber inovações como a motorização eletrônica com menor consumo e índices mais baixos de emissões, freio ABS, retarder e a exclusiva suspensão pneumática dianteira e traseira para os modelos 1721 e 1724.
Juntamente com o caminhão L 312, a Mercedes-Benz do Brasil começou a produzir o chassi de ônibus LP 312 já na inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em setembro de 1956.
Em 2021, a empresa completará 65 anos de atividades no país como líder de vendas e de inovação tecnológica em veículos comerciais. Além disso, se posiciona como um importante polo de desenvolvimento de chassis de ônibus e de caminhões para a Daimler Truck & Buses.
O portfólio atual da linha OF de ônibus Mercedes-Benz inclui os modelos 1519 (urbano), 1519 R (escolar), 1621 (fretamento), 1721 e 1724 (urbano, rodoviário e fretamento, ambos com versões de suspensão metálica ou pneumática).