A Cobreq, marca da TMD Friction, empresa do grupo Nisshinbo, apresenta ao mercado de reposição as novas pastilhas de freio N-1512 com kit e N-1513 sem kit. Os novos componentes atenderão veículos de carga pesada, em especial a frota de ônibus urbanos, além de ônibus e caminhões rodoviários.
As pastilhas chegam ao mercado após um ano de desenvolvimento na Inglaterra, sob a liderança do grupo de P&D da TMD Friction do Brasil, com testes veiculares realizados em campos e circuitos controlados do país, situado no Reino Unido. A nova gama de componentes tem como objetivo principal atender às condições de rodagem específicas das ruas, avenidas, rodovias e estradas brasileiras, mas com o diferencial da expertise da engenharia europeia, pioneira no mercado mundial de freios à disco.
“Identificamos a necessidade de proporcionarmos ao mercado de reposição brasileiro materiais de fricção tão avançados quanto os originais, mas com um custo de produção local, visto que a importação de peças ou matérias-primas dos componentes impactariam negativamente o seu custo final”, explica Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.
Os testes de dinamômetro aplicados durante o período de desenvolvimento das pastilhas de freio alcançaram o marco de três mil horas totais, levando em conta testes de performance e aferição de atrito das peças em diversas condições de rodagem e de durabilidade, realizados em ambiente controlado pela equipe da TMD. Como resultado, a empresa entrega ao mercado de reposição um componente que excede às expectativas do setor nos quesitos durabilidade e performance, além de garantir qualidade de entrega tão alta quanto à original europeia, com o custo-benefício da produção nacional.
“Este lançamento representa a evolução da empresa nos últimos anos e reforça o nosso compromisso com o segmento automotivo brasileiro. Hoje, a capacidade de desenvolvimento local da TMD Friction é consideravelmente avançada, visto que contamos com laboratórios modernos e equipados, além de um corpo técnico alinhado às tecnologias de ponta, representando nosso maior diferencial no setor”, ressalta o executivo.
As pastilhas de freio N-1512 com kit e N-1513 sem kit já estão disponíveis para o mercado nacional, e devem ser gradualmente introduzidas e disponibilizadas em todo o território sul-americano no decorrer de 2021.