O Banco Mercedes-Benz atingiu a maior carteira de sua história em 2020. Ao alcançar a marca de R$ 12,815 bilhões, a instituição financeira superou em 2,2% o recorde histórico do ano anterior, de R$ 12,538 bilhões, e estabeleceu novo recorde para o indicador, demonstrando fôlego frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
Outra conquista do período é o resultado de R$ 4,756 bilhões em novos negócios, alcançando o desempenho registrado em 2014, o segundo melhor ano do Banco no país, apesar de esperada retração em comparação ao também recorde de R$ 5,586, alcançado em 2019. Os números são os últimos da gestão do presidente e CEO Christian Schüler, que assume, a partir de 2021, a operação global da Athlon, uma das maiores empresas de mobilidade do grupo Daimler, com sede na Holanda.
A estratégia de digitalização de serviços e operações do Banco Mercedes-Benz, iniciada nos últimos anos, e as ações de suporte aos clientes durante o período tiveram papel decisivo para sustentar os bons resultados.
O Banco Mercedes-Benz informa que logo no início da pandemia, em março, a instituição lançou dois canais digitais de atendimento dedicados, especialmente para suportar as necessidades de renegociação, resultando em 24% dos contratos da carteira renegociados em 2020 com agilidade e conveniência, beneficiando milhares de clientes. “Em 2020, fixamos como nossa missão prioritária manter e estreitar nossa relação com os clientes”, afirma Diego Marin, diretor comercial do Banco Mercedes-Benz.
Além da agilidade na renegociação, a criação de linhas de crédito e condições especiais de financiamento foram fundamentais. “Em parceria com a fábrica, pudemos flexibilizar os prazos de pagamento em até seis meses e oferecer taxas especiais. Isso permitiu que pessoas e empresas se reorganizassem e dessem continuidade a seus negócios com mais tranquilidade”, diz o executivo.
Segundo o Banco Mercedes-Benz, os segmentos de automóveis e vans obtiveram crescimento no volume de financiamentos frente aos números registrados em 2019. Mantendo a tendência, o setor de vans foi o que mais cresceu percentualmente, com 6,1%, totalizando R$ 315 milhões, ante os R$ 297 alcançados no ano anterior. Na sequência, refletindo a reação do mercado automotivo, o crédito liberado para veículos de passeio chegou a R$ 329 milhões, aumento de 5,8%. Os veículos comerciais acompanharam os respectivos setores econômicos, os mais afetados pela crise, e reverteram a expectativa de alta para o período.
O segmento de caminhões, que havia registrado aumento de 55% em 2019, fechou o ano com R$ 2,592 bilhões de recursos liberados, ainda representando o principal negócio do Banco Mercedes-Benz. O de ônibus alcançou R$ 1,250 bilhão em novos financiamentos em 2020.
O Banco também teve atuação relevante no mercado de usados, com um volume de R$ 185 milhões contratados em 2020, salto de 12,1% em relação aos R$ 165 milhões obtidos em 2019. A boa performance deve-se em grande parte à forte parceria com a SelecTrucks, revenda de caminhões usados da Mercedes-Benz, que ficou ainda mais relevante durante a pandemia.
Além do recorde em carteira, o Banco Mercedes-Benz, por meio da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, também conquistou o melhor ano de sua história em seguros. Foram emitidos R$ 167 milhões em prêmios, representando alta de 9,7% em relação a 2019. O volume de negociações também aumentou em 6%, figurando entre as seis maiores operações de seguros da Daimler no mundo.
“Os resultados consistentes que conquistamos em um momento tão desafiador, tanto para a economia quanto para as pessoas, são reflexos de uma estratégia sólida de crescimento, em parceria com a fábrica e a rede de concessionários, aliada aos esforços de toda nossa equipe em desenvolver e oferecer as melhores soluções financeiras e de seguros para nossos clientes, prezando sempre pela excelência e inovação”, afirma Marin.
Digitalização –
Em 2020, o Banco registrou também avanços significativos na digitalização dos processos e serviços, com a implementação de ferramentas cada vez mais ágeis e convenientes, que se mostraram ainda mais relevantes durante a pandemia, período em que a quase totalidade dos colaboradores passou a trabalhar de forma remota sem prejuízo dos padrões de qualidade e agilidade de atendimento aos clientes e concessionários.
Os destaques ficam por conta do lançamento do Meu Mercedes, ferramenta que permite que o cliente simule o financiamento de automóveis de forma totalmente online, além do Academia BMB e da ampliação das funcionalidades do BMB Digital, programas que apoiam e capacitam os 220 concessionários da marca.