Luiz Peixoto, diretor executivo da Univale Transportes: “Sempre buscamos excelência operacional”

Em janeiro, a Univale Transportes completou 30 anos de atividades, atuando na prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros, fretamento, turismo e logística. Fundada por meio de um processo de cisão combinada com a Viação Águia Branca, atualmente a empresa conta com uma frota de mais de 700 veículos, 1,8 mil funcionários e com operações em Minas Gerais e na Bahia. Entre os clientes estão grandes empresas como Vale, Usiminas, Cenibra, Continental Camaçari. Luiz Peixoto, diretor executivo da companhia, concedeu uma entrevista exclusiva à Technibus:

Technibus – Como a Univale Transportes chega aos 30 anos? Quais os planos da empresa?

Luiz Peixoto – A Univale apresenta uma nova identidade visual e um novo posicionamento de mercado. Buscamos destacar que a empresa é flexível e ágil, com ampla capacidade de atender rapidamente as demandas dos clientes. Estamos prontos para assumir novos negócios. Vamos ampliar o leque de serviços oferecidos.

Technibus – Como foi 2020 para a empresa? A pandemia afetou os negócios?

Luiz Peixoto – Mesmo com a pandemia da Covid-19, conseguimos atingir o orçamento previsto, inclusive superando ligeiramente a meta estipulada em cerca de 1%. Houve uma redução do número de passageiros no transporte público, mas tivemos crescimento no fretamento contínuo. As medidas de distanciamento social trouxeram a necessidade de mais veículos para transportar os funcionários. Como havíamos antecipado a compra de 100 ônibus e micro-ônibus para atender a Vale, um importante cliente nosso, pudemos atender a todos, de acordo com as exigências sanitárias, com um maior número de veículos. Hoje, 70% do nosso faturamento vem do fretamento contínuo (e serviços agregados) e 30% do transporte urbano e metropolitano. No ano passado, a Univale também firmou um novo contrato com o Grupo Usiminas, especificamente com a Usiminas Mineração, que opera em Itatiaiuçu, Minas Gerais.

Technibus – Quais as expectativas para 2021?

Luiz Peixoto – Esperamos um faturamento semelhante ao alcançado no ano passado. O transporte público deve apresentar alguma recuperação, ou seja, deve ficar ‘menos pior’ ao longo do ano. No fretamento, estamos trabalhando para conquistar novos clientes. Nosso objetivo é sempre oferecer um serviço ‘sob medida’.

Technibus – Quais os diferenciais da companhia?

Luiz Peixoto – Temos cerca de 750 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, na maioria, e também vans e automóveis, o que nos permite oferecer serviços realmente customizados. Para o transporte público, são 150 ônibus. A Univale opera no transporte metropolitano em todo o Vale do Aço (MG) e na região metropolitana de Salvador, na Bahia. Nossa frota de ônibus é composta, na grande maioria, de modelos Mercedes-Benz. A preocupação com a segurança é um de nossos pontos fortes. O respeito ao meio ambiente é uma premissa observada com rigor em nossas operações, além dos processos a que somos submetidos por nossos clientes sob esse tema. Somos certificados pelas normas 9001, versão 2015 e estamos desenvolvendo, com apoio de uma consultoria, o mapeamento e definição de processos para certificação de nossas operações pelas normas ISO 45001.

Em termos administrativos, a empresa é caracterizada pela independência na gestão, com uma equipe de profissionais do mercado; o controle é exercido por meio da Holding Unipart, com participação das quatro sócias e dois conselheiros independentes.

 

Veja também

Por